Religião

‘Supernanny’ alerta: pais devem ensinar limites aos filhos

A relação entre pais e filhos continua sendo uma das mais influentes na formação humana. Para muitas famílias cristãs, no entanto, o desafio de equilibrar autoridade e afeto permanece uma questão recorrente. Dúvidas sobre como estabelecer limites, manter o diálogo e aplicar a disciplina de maneira bíblica têm levado muitos pais a se perguntarem: “qual é o limite saudável entre exercer autoridade e não escorregar para o autoritarismo?”

 

De acordo com a educadora Cris Poli, conhecida nacionalmente pelo trabalho como Supernanny e atual coordenadora pedagógica da Escola do Futuro Brasil, essa distinção está no modo como a autoridade é vivida no dia a dia. “Os pais são autoridade na vida dos filhos, sem dúvida. Mas essa autoridade não deve ser imposta pela força, ela deve ser conquistada com amor e limites”, afirmou em entrevista à revista Comunhão.

 

Segundo Cris Poli, o comportamento dos pais tem um impacto maior do que seus discursos: “Os filhos são atentos observadores e imitadores das atitudes dos pais”, declarou. Para ela, o exemplo vivido dentro de casa é o que molda o caráter das crianças e adolescentes, servindo como base para sua vida moral, emocional e espiritual.

 

Estudos da Sociedade Brasileira de Pediatria corroboram essa visão. Pesquisas indicam que crianças que crescem em ambientes com modelos coerentes de conduta tendem a desenvolver comportamentos semelhantes na vida adulta.

 

Cris Poli destaca que a autoridade cristã não se confunde com permissividade. Para ela, o equilíbrio entre amor e limites é essencial na formação de filhos conscientes. “O amor que, em equilíbrio com os limites, educa os filhos. Não é um amor permissivo, mas é um amor equilibrado com autoridade e responsabilidade”, explicou.

Via: Gospel Prime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo