Quem é Abdullah Hashem, que se diz o novo papa e messias islâmico?

Desde o domingo de Páscoa, em 20 de abril de 2025, vídeos com declarações do norte-americano Abdullah Hashem Aba Al-Sadiq, conhecido como Abdullah Hashem, passaram a circular amplamente nas redes sociais. Nas gravações, ele afirma ser o Mahdi — figura escatológica esperada pelos muçulmanos — e também o legítimo sucessor do apóstolo Pedro, autodeclarando-se o “verdadeiro papa”.
O conteúdo ganhou notoriedade especialmente após o anúncio da morte do Papa Francisco, feito pelo Vaticano no dia 21 de abril de 2025, conforme noticiado pelo portal Israel 365 News. A coincidência temporal alimentou especulações sobre a figura de Hashem, cujas mensagens propõem a unificação de muçulmanos, cristãos e judeus sob uma única fé.
Em seu canal no YouTube, que soma aproximadamente 70 mil inscritos, Abdullah Hashem afirma:
Em outra publicação, seu grupo declara:
Hashem nasceu em 1983, no estado de Indiana, EUA, filho de pai egípcio muçulmano e mãe americana com origens judaicas e cristãs. Ele se apresenta como “filho do Oriente e do Ocidente”, justificando com isso sua missão universal. Em seus vídeos, gravados muitas vezes em templos, ele se identifica como fundador da AROPL, sigla em inglês para Ahmadi Religion of Peace and Light (Religião Ahmadi da Paz e da Luz).
Via: Gospel Prime