Religião

Famoso bispo processa ex-pastor e Justiça toma decisão importante

O juiz federal William S. Stickman IV, do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Oeste da Pensilvânia, negou uma moção apresentada por Duane Youngblood, ex-pastor e criminoso sexual registrado, que buscava encerrar uma ação de difamação movida contra ele pelo bispo Thomas Dexter Jakes, conhecido como TD Jakes. A decisão foi emitida em 26 de abril, por meio de um parecer de 18 páginas e uma ordem adicional.

Youngblood, de 58 anos, alegou que a ação judicial violava sua liberdade de expressão e invocou o estatuto anti-SLAPP da Pensilvânia — lei sancionada em julho de 2023 pelo governador Josh Shapiro que permite o arquivamento antecipado de processos considerados como intimidações à participação pública. No entanto, segundo Stickman, tal estatuto não se aplica ao caso em questão.

A ação foi protocolada por Jakes, de 67 anos, no dia 6 de novembro de 2024 — um dia após o líder da The Potter’s House, em Dallas (Texas), sofrer um ataque cardíaco enquanto pregava. Ele acusa Youngblood de “difamação per se” e de articular uma conspiração civil para promover acusações falsas. Em entrevistas concedidas nos dias 28 de outubro e 3 de novembro ao programa Larry Reid Live, Youngblood afirmou que foi vítima de abuso sexual por parte de Jakes há cerca de 40 anos, quando ainda era adolescente.

Os advogados de Jakes sustentam que a alegação é uma tentativa de extorsão “flagrantemente calculada”, promovida por um homem “condenado criminalmente” e seus aliados. A petição, com 20 páginas, destaca o histórico de Youngblood, que possui condenações por crimes sexuais desde pelo menos 2002, envolvendo abuso de menores.

Além de negar o uso da lei anti-SLAPP, o juiz Stickman também rejeitou o pedido de Youngblood para apresentar uma reconvenção contra Jakes. O pedido para incluir o filho do bispo, Jermaine Jakes, como parte da nova ação foi igualmente negado, mas sem prejuízo — permitindo eventual reapresentação.

Via: Gospel Prime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo