Goiás

Estudantes da Chapada dos Veadeiros participam da Olimpíada de Humanidades

Estudantes do ensino médio do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que estão participando da Olimpíada de Humanidades foram recepcionados, nesta terça-feira (22/10), na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), dando início ao turismo educacional, que integra a programação da olimpíada.

O circuito de visitas ocorre, dos dias 22 e 25 de outubro, em Goiânia e na cidade de Goiás, em pontos culturais e universidades. O objetivo é promover a ampliação do repertório cultural, dos horizontes e perspectivas de futuro dos estudantes.

OLIMPÍADA DE HUMANIDADES

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, deu as boas-vindas aos estudantes no auditório da Seduc e contou que a Olimpíada de Humanidades foi o primeiro projeto que conheceu quando tomou posse, em 2019. Ela disse sentir orgulho dos projetos de iniciação científica em que os estudantes são protagonistas.

“Esses meninos e meninas estão conseguindo promover lá na sua região uma discussão, fazendo as primeiras pesquisas de suas vidas através de temas que são relevantes e que podem mudar a Educação”, disse Gavioli.

ESPERANÇAR DA JUVENTUDE

O tema da 7ª edição da Olimpíada de Humanidades é “Esperançar da Juventude: o tecer coletivo na Chapada dos Veadeiros”. Ele veio a partir das ideias do filósofo Paulo Freire, onde ele diz que esperança é um agir. Nesse sentido, no projeto a esperança para uma mudança de realidade é feita em coletividade.

A estudante Gabriela Rodrigues Santos Rosa, do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, localizado em Cavalcante, elaborou junto com os colegas a pesquisa “Resgate da Ancestralidade Feminina Kalunga”. Ela contou que a escolha do tema se deu pela população da região que, em sua maioria, é quilombola e que se sente realizada em poder conhecer novos lugares com o turismo educacional.

“A metade da população é quilombola da parte de Cavalcante, então a gente resolveu trazer esse projeto porque vamos preservar a nossa cultura e leva-la por onde a gente passar, o que é de suma importância para nós. Eu nunca tive a oportunidade de conhecer novos lugares e poder fazer isso com a escola é uma experiência única”, disse a estudante.

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

De acordo com Christiane Ayumi Kuwae, coordenadora da Olimpíada de Humanidades, o grande diferencial do projeto está na contribuição para o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos pessoais, inter-relacionais, emocionais e socioambientais.

“Não se trata apenas de um projeto científico e artístico. Nós também trabalhamos a importância do Cerrado e a maneira como a cultura dos estudantes se conecta a ele. Promovemos a formação dos participantes, envolvendo, não apenas a individualidade, mas também a relação com a comunidade e o território”, explicou a coordenadora.

SOBRE A OLIMPÍADA

Realizada anualmente pela Seduc, por meio do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Sustentabilidade (Ipeartes) e Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, a Olimpíada de Humanidades é um projeto de incentivo à pesquisa no campo científico com desdobramentos artísticos-culturais, que envolve diversas etapas como a sensibilização dos alunos quanto ao tema gerador, elaboração de projetos e apresentação dos trabalhos para a comunidade local.

Gerente de Arte e Educação da Seduc, Luz Marina Alcântara, destaca a importância da Olimpíada de Humanidades. Segundo ela, a preservação ambiental e cultural da Chapada dos Veadeiros é um ponto em comum em todos os 10 projetos inscritos. A gerente também ressalta o envolvimento da comunidade escolar.

“A Olimpíada só acontece porque existe um forte desejo dos estudantes e professores de fazer algo por sua região, por sua escola e por seu município. Esse engajamento é fundamental”.

Participam da VII Olimpíada de Humanidades os alunos das cidades de:

  • Alto Paraíso de Goiás,
  • Cavalcante,
  • Colinas do Sul,
  • Monte Alegre de Goiás,
  • Nova Roma,
  • São João D’ Aliança
  • e Teresina de Goiás.

Cora Coralina

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