Projeto Não Temas, Maria! é lançado em parceria com a Igreja Católica
Iniciativa da Secretaria da Mulher visa fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência
Na noite deste sábado (31), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, em parceria com a Arquidiocese de Brasília, lançou o projeto Não Temas, Maria!. O evento, realizado no Auditório Pedro Calmon, reuniu lideranças religiosas, sociais e representantes da sociedade civil para discutir a importância da dignidade feminina, a prevenção à violência e o fortalecimento de uma rede de apoio comunitária. O evento marcou o encerramento das ações do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher.
Brasília torna-se pioneira ao desenvolver uma ação conjunta e efetiva com a Arquidiocese. Não Temas, Maria! foi criado para promover formações, debates e ações educativas que conscientizem a população sobre a violência de gênero e incentivem a prevenção. O objetivo é que o projeto atue nas comunidades religiosas, ampliando o acesso à informação e oferecendo um apoio direto e humanizado às mulheres que, muitas vezes, não sabem a quem recorrer diante da violência.
A Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância da iniciativa para a proteção das mulheres no Distrito Federal: “Este lançamento representa um passo importante para transformar a vida de muitas mulheres no DF. Queremos chegar a todas as mulheres que precisam de apoio e proteção, garantindo que encontrem em suas comunidades um lugar seguro e acolhedor.”
Durante o evento, a Secretaria da Mulher e a Arquidiocese de Brasília assinaram um termo de intenção para a realização de ações conjuntas baseadas no projeto. O acordo reforça o compromisso das duas instituições em colaborar ativamente no combate à violência contra as mulheres e na construção de um ambiente de acolhimento e proteção.
O Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, enfatizou a importância dessa colaboração: “O projeto nasce com a ideia de criar uma grande rede de proteção e dignificação da mulher. O conceito de dignidade humana, para nós católicos, é a base de tudo. Queremos que a Igreja seja um espaço de acolhimento e proteção para todas as mulheres que enfrentam desafios. A fé pode ser uma força transformadora na vida dessas mulheres.”
O evento também contou com um painel de debates com a participação, além da secretária e do arcebispo, de especialistas e membros da Arquidiocese, incluindo Tânia Manzur, doutora e mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e Lenise Garcia, membro da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Brasília.
Outro participante do painel, Padre Thaisson Vigário, vice-coordenador de pastoral da Arquidiocese de Brasília e assessor do projeto, destacou o compromisso da Igreja em colaborar na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade: “Queremos reforçar o cuidado zeloso por cada mulher. A nossa ação para a proteção da mulher é uma missão que abraçamos com dedicação e fé, buscando fortalecer laços de solidariedade e acolhimento.”
*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)
Agencia Brasilia