Programa de qualidade de vida do DF é referência para todo o Brasil
Representantes da Secretaria de Economia (Seec-DF) receberam nesta quinta-feira (22) delegações dos estados do Espírito Santo e da Paraíba, além da Coordenação do Grupo de Trabalho do Consad, representando o Ceará, com o objetivo de apresentar o programa de qualidade de vida no trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF).
Na visita às instalações do anexo do Palácio do Buriti, as delegações assistiram a vídeo institucional apresentando todos os programas e projetos em vigor no GDF voltados para os servidores, empregados públicos e colaboradores. Após a reunião, as comitivas visitaram o Espaço Qualidade de Vida, que conta com 1.320 m² para proporcionar bem-estar aos servidores. A comitiva conheceu também a Academia Buriti, que oferece 12 modalidades esportivas, além de proporcionar exames de bioimpedância de forma gratuita aos alunos.
O Berçário Institucional Buriti foi outro projeto visitado pelas delegações, que viram de perto como funciona o atendimento às crianças de 6 meses a 2 anos de idade, filhos das mães servidoras da administração direta do Distrito Federal. Cerca de 60 famílias são beneficiadas com o projeto, que é um sucesso entre as mães e coleciona elogios.
O secretário de Gestão de Recursos Humanos do Espírito Santo, Marcelo Calmon, ficou bastante impressionado com a estrutura oferecida pelo GDF. “Sem dúvida, essa é a experiência mais bem-sucedida que já conheci. É um programa abrangente e de extrema qualidade, que deve servir de modelo para todo o país. Esperamos implementar um programa semelhante no Espírito Santo, pois ele é fundamental e, realmente, valoriza os servidores públicos”.
“Eu conhecia os projetos de qualidade de vida apenas por ouvir falar, mas vê-los pessoalmente é realmente impactante”
Jacqueline Gusmão, secretária de Administração da Paraíba
Secretária de Administração da Paraíba e, também secretária executiva de Modernização e Transformação Digital daquele estado, Jacqueline Gusmão, comentou: “Eu conhecia os projetos de qualidade de vida apenas por ouvir falar, mas vê-los pessoalmente é realmente impactante. Trocar insights e conhecer essas boas práticas nos ajudará a replicar os programas de sucesso do GDF na Paraíba.”
Jaqueline Gusmão acrescentou, ainda, que a qualidade de vida no trabalho deve ser uma política prioritária para os governos. “O pilar mais estratégico e de maior importância, seja em uma instituição privada, seja numa pública, são as pessoas com saúde física e mental”, avaliou.
Durante a visita da comitiva, a chefe de gabinete da Secretaria de Economia do DF (Seec-DF), Ledamar Resende explicou que a atual gestão tem se empenhado em buscar alternativas para oferecer mais qualidade de vida aos servidores. “É um trabalho amplo que perpassa desde as novas nomeações autorizadas pelo governador Ibaneis Rocha, ao reajuste salarial linear para todas as categorias, à criação de um plano de saúde exclusivo ao funcionalismo, e se amplia com os serviços oferecidos como o berçário, a academia e o Espaço Qualidade de Vida”, detalhou.
“Essas iniciativas são fundamentais para melhorar o dia a dia dos servidores e têm se tornado modelos e fontes de inspiração para outras esferas de governo e cidades em todo o país”
Epitácio Júnior, secretário executivo de Valorização e Qualidade de Vida
O secretário executivo de Valorização e Qualidade de Vida da Seec, Epitácio Júnior, destacou a importância das visitas. “Essas iniciativas são fundamentais para melhorar o dia a dia dos servidores e têm se tornado modelos e fontes de inspiração para outras esferas de governo e cidades em todo o país”. Epitácio Júnior destacou, ainda, que o programa de qualidade de vida no trabalho do GDF está em constante expansão. “Para nós é muito gratificante ver os resultados positivos sendo refletidos no dia a dia dos nossos servidores”, completou.
*Com informações da Seec-DF
Agencia Brasilia