Revitalização do Caps de Planaltina reforça serviços de saúde mental
Unidade faz acompanhamento de mais de 300 pacientes e tem porta-aberta aos pacientes da região
A população de Planaltina, Arapoanga, Fercal, Sobradinho I e II contarão, ainda este mês, com uma estrutura renovada para atendimento na área de saúde mental. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) [https://www.saude.df.gov.br/carta-caps] localizado ao lado do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) [https://www.saude.df.gov.br/hospital-regional-de-planaltina] será entregue após um serviço completo de revitalização, com foco na melhoria estrutural e maior qualidade do serviço ofertado à população.
Com quatro consultórios e uma sala multiuso, o espaço teve pintura, teto, piso, portas, janelas e banheiros revitalizados, além de contar com novo sistema de climatização. “Há a expectativa de ter uma melhor ambiência tanto para o servidor quanto para a população, além de termos maior privacidade para os atendimentos individuais”, explica a gerente do Caps, Elzicleide de Albuquerque.
Classificado como Caps tipo II, a unidade atende pacientes a partir de 18 anos que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais severos e persistentes, como esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline, depressão profunda, dentre outros. Além dos 300 pacientes acompanhados rotineiramente, das 7h às 18h, o acesso é livre para quem procurar diretamente o serviço. “Casos mais leves são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde [https://info.saude.df.gov.br/buscasaudedfubs/].
Já pacientes em situação de crise (que precisam ser estabilizados) seguem para o Hospital Regional de Planaltina”, detalha.
A diretora de Atenção Secundária da Região Norte de Saúde [https://www.saude.df.gov.br/regiao-norte], que abrange Planaltina, Arapoanga, Fercal e Sobradinho I e II, Halina Alves, explica que o Caps II de Planaltina atende pacientes de toda essa região, sejam eles de áreas urbanas ou rurais. “Temos uma demanda crescente por serviços de saúde mental e essa revitalização vai ajudar a atender os pacientes”, afirma.
Crianças e adolescentes até 18 anos são atendidos pelo Capsi, localizado em Sobradinho, que também conta com um Caps AD, especializado no tratamento da dependência de álcool e outras drogas localizado em Sobradinho II.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: [email protected]
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação