Distrito Federal

Carreta da Defensoria Pública atende na Penitenciária Feminina do Distrito Federal

Nesta sexta-feira, a Penitenciária recebeu o atendimento da Defensoria Pública, proporcionando assistência legal às detentas.

Por: Ascom / Seape

Fotos: Ascom / Seape

A Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) recebeu a Carreta de Atendimento da Defensoria Pública do DF nesta sexta-feira (22). O objetivo é realizar mutirão de atendimento jurídico à população carcerária da unidade. Esta é mais uma ação de comemoração ao mês da Mulher da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape/DF).

Entre os dias 11 e 15 de março, a Pasta realizou Ação de Prevenção e Promoção à Saúde e Autocuidados que beneficiou as reeducandas da PFDF. Foram mais de 670 atendimentos realizados com a finalidade de resgatar a autoestima e auxiliar no bem-estar físico e mental das custodiadas cisgêneras e transgêneras, resultando no distensionamento na unidade prisional, bem como na prevenção de doenças.

Durante a referida semana as custodiadas tiveram a oportunidade de realizar exames de prevenção ao câncer de colo de útero e inserção de DIU, com profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc/DF).

“Trazer atendimento médico especializado e serviços que beneficiam a autoestima das custodiadas para dentro da penitenciária feminina é mais do que um simples projeto, é um fomento ao pleno gozo dos direitos humanos, à diversidade de gênero e ao empoderamento feminino”, ressaltou o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles. “É gratificante fazer parte do trabalho de reconstruir vidas e cidadãs por meio da empatia e do respeito.”

As reeducandas também tiveram a oportunidade de cuidar da autoestima, realizando corte de cabelo, escovação e design de sobrancelhas. Além de participar de Oficinas de Capoterapia, que é uma modalidade terapêutica que une movimentos e cantigas de capoeira, pelo Instituto de Capoterapia.

Outra ação oferecida às custodiadas foram as sessões de cinema, por meio do programa Realize com Pipoca da SMDF, em que mais de 200 mulheres assistiram ao filme “Minha Mãe é uma Peça 2” e depois puderam participar de uma roda de reflexão sobre família, diversidade e respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo