Agronegócio

Safra de cana-de-açúcar pode ser 3% maior

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a atual safra de cana-de-açúcar cresça 3% sobre a anterior. O órgão divulgou os cálculos nesta terça-feira, 27. A instituição prevê que a colheita chegue a praticamente 600 milhões de toneladas.

“O aumento da produtividade ocorreu em razão da melhora das condições nas lavouras, que, apesar de não serem ideais, foram melhores que na safra passada”, informou Candice Santos, superintendente de Informações da Agropecuária da Companhia. De acordo com a especialista, o resultado anterior caiu, em decorrência do La Niña.

O fenômeno causou o prolongamento do período de secas nas principais áreas de plantio. No ciclo em curso, a produtividade deve fechar por volta de 4% maior, com 72 toneladas por hectare.

Em meio à colheita atual, o Brasil deve produzir 36 milhões de toneladas de açúcar. Desse modo, a projeção mostra um crescimento de 4% sobre o resultado anterior.

Além disso, a produção de etanol a partir da atual safra de cana-de-açúcar pode aumentar quase 1% sobre o ciclo anterior. A Conab estima o volume em pouco menos de 27 bilhões de litros.

Cerca de 11 bilhões de litros é do combustível do tipo anidro, feito para ser adicionado à gasolina. Os pouco mais de 15 bilhões restantes são de etanol hidratado.

A maior parte da safra de cana-de-açúcar do Brasil é colhida no Centro-Sul do Brasil. No ciclo atual, estima-se que a região responda por 90% do total.

São Paulo, Estado com a maior produção nacional, aparece com 51% da colheita. Assim, as lavouras paulistas devem gerar quase 310 milhões de toneladas.

Via: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo