Goiás

Aprendiz do Futuro: Governo de Goiás prevê atendimento a 10 mil jovens goianos nos próximos meses*

A estimativa foi feita durante encontro de agentes públicos da área social, na Secretaria do Entorno, pelo representante da Secretaria de Desenvolvimento Social_

O aumento da quantidade de vagas do Programa Aprendiz do Futuro foi anunciado nesta terça-feira (8), na sede da Secretaria do Entorno do DF (Sedfgo), em Brasília, em uma reunião mediada pela titular da Pasta, Caroline Fleury, entre o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Ricardo Gonçalves, primeiras-damas, secretárias, assistentes e representantes da área social das Prefeituras da região.

Segundo informações do superintendente, o Aprendiz do Futuro tem atualmente 6.250 vagas e haverá um reforço com abertura de novas vagas, chegando a 10 mil no total, até o primeiro semestre de 2024. “Este é um compromisso do Programa de Governo de Ronaldo Caiado que nós vamos cumprir”, garantiu. Ricardo Gonçalves reforçou a importância dos municípios de todo Estado, incluindo da região do Entorno, de mobilizarem jovens e responsáveis na inscrição do programa, que vai até o dia 25 de agosto.

A secretária do Entorno, Caroline Fleury, destacou que há um esforço na realização de políticas públicas integradas que envolvam também o empresariado, para que mão-de-obra qualificada fique no município, proporcionando desenvolvimento na região. “Nós precisamos investir no futuro, mas fazer com que as oportunidades façam parte do presente”, afirmou.

Caroline Fleury ponderou que o Entorno tem cerca de 1,2 milhão de habitantes e, para desenvolver as potencialidades, precisa trabalhar em conjunto na relação com a União, o Estado de Goiás e o Distrito Federal. “Somos uma Secretaria de articulação que está de portas abertas para atender às especificidades de cada município, mas considerando que a realidade é uma só: precisamos de educação e emprego para garantir o desenvolvimento”, colocou.


De acordo com os dados apresentados por Ricardo Gonçalves, em dezembro deste ano 2.423 jovens que estão no Aprendiz do Futuro encerram o ciclo, por completarem a idade máxima de 18 anos. Além disso, em 2024, haverá a abertura de novas vagas ainda no primeiro semestre, ampliando o alcance do Programa que prepara os jovens para o mercado de trabalho, além de proporcionar independência e qualificação voltada às demandas locais. Elas serão distribuídas considerando os dados recém-divulgados do Censo 2022, os inscritos no CadÚnico e os matriculados em escolas públicas.

Aprendiz do Futuro e Assistência Social no Entorno do DF

Na reunião, os representantes dos municípios puderam expor seus desafios em relação à área social na região. Para eles, de forma geral, a realidade do Entorno do DF vem melhorando neste Governo. Porém, apesar da potencialidade, existe uma carência de recursos próprios das prefeituras por motivos diversos, entre eles, a falta de indústrias de grande porte e a informalidade no mercado de trabalho. O Assistente de Vigilância Socioassistencial de Águas Lindas, Eduardo Carvalho Leite, por exemplo, relatou que o município funciona apenas como um dormitório. Portanto, conta com uma arrecadação de impostos insuficiente para garantir serviços à população.

Para mudar o cenário, foi solicitado o fortalecimento de programas voltados à qualificação da mão-de-obra. Além do Aprendiz do Futuro, entre os pedidos esteve para que o Governo do Estado amplie parcerias de realocação dos profissionais depois que completam a maioridade, para que o investimento em formação seja revertido localmente.

A primeira-dama de Cidade Ocidental, Marli Alves Lessa, reforçou que o Aprendiz do Futuro é um dos programas que auxiliam para que jovens em situação de vulnerabilidade saiam da área de risco social. “O município tem melhorado muito e só tem a ganhar com a parceria com o Estado de Goiás e com a Secretaria do Entorno do DF”, relatou.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Padre Bernardo, Andressa Franciele Rodrigues da Silva, comentou que os atendidos pelo Programa têm se mostrado dispostos a aprender e se qualificar. “Eles se sentem reconhecidos e valorizados, tanto financeiramente quanto pessoalmente”, comentou.

A primeira-dama de Planaltina, Lilian Kelly de Souza, disse que os moradores do município valorizam toda assistência governamental. “Planaltina cresceu muito, está com mais de 105 mil habitantes e, por isso, todos os projetos oferecidos pelo Poder Público são bem aceitos, porque a população precisa”, detalhou.

Além das primeiras-damas, participaram da reunião a secretária de Assistência Social de Águas Lindas, Aline de França Leal Amaro e a secretária de Assistência Social de Cristalina Kátia Gonzatti Vaz. Também a Diretora de Gestão da Secretaria de Assistência Social de Cidade Ocidental, Roberta Silva Rodrigues; a Orientadora Social de Alexânia, Ana Paula Gomes da Silva; a Assessora de Gabinete de Cidade Ocidental, Evellyn Jéssica Barbosa da Silva; a Assistente de Gestão Executiva de Águas Lindas, Vanessa Aparecida Batista de Goiás; a Assessora da Secretaria de Desenvolvimento Social de Formosa, Janice Rodrigues Araújo; a Diretora de Arte da Secretaria de Formosa, Ana Carolina Calaça Schiochet; e a Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Padre Bernardo, Nayane Cavalcante de Santana.

Comunicação SetorialSecretaria do Entorno DF de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo