Funcionários da cozinha paralisam serviço e chefias pedem que enfermagem assuma função em dois hospitais públicos do DF
Iges-DF, responsável pela gestão dos hospitais de Base e de Santa Maria, diz estar ciente do problema. Empresa contratada para prestar serviço de alimentação e Secretaria de Saúde não se manifestaram.

Funcionários terceirizados da copa e da cozinha do Hospital de Base e do Hospital de Santa Maria, no Distrito Federal, paralisaram os serviços, nesta quarta-feira (12). Segundo eles, a empresa Salutar não realizou o pagamento dos salários, que deveria ter sido feito há cinco dias.
De acordo com funcionários do Hospital de Base, as chefias “pediram educadamente” que equipes de enfermagem e de outros setores ajudassem a distribuir as refeições para os pacientes. O pedido foi feito por escrito e repassado nos grupos de servidores (veja imagem abaixo).
O g1 fez contato com a empresa Salutar e com a Secretaria de Saúde, no entanto, até a publicação desta reportagem não havia obtido resposta. Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) disse que tem conhecimento da falta de pagamento dos funcionários e que está agindo para solucionar o problema (veja íntegra da nota abaixo).
A governadora em exercício Celina Leão (PP) foi ao Hospital de Base durante a manhã e disse que “a situação está se resolvendo”. Ela se comprometeu a solucionar o problema, até quinta-feira (13), e afirmou que o pagamento do governo à empresa Salutar já foi feito.
Durante a tarde, Celina Leão disse que o Iges-DF tomou “providências jurídicas para que a Salutar fizesse o pagamento aos funcionários”.
No fim do dia, conforme a governadora em exercício, os salários foram pagos e os funcionários terceirizados que cuidam da alimentação no Hospital de Base e no Hospital Regional de Santa Maria voltaram ao trabalho.
O que diz o Iges-DF
“O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) tem conhecimento da atual situação de inadimplência salarial e está agindo prontamente para solucionar o problema. Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para garantir que os funcionários recebam ainda hoje os salários devidos. Além disso, o IgesDF está buscando apoio parlamentar para agilizar a resolução dessa questão.
É importante ressaltar que a nova gestão do IgesDF está em fase avançada na conclusão de um chamamento público para fornecimento de alimentação.
É fundamental destacar que o Iges não concorda com a condução adotada pela empresa Salutar, em especial no que diz respeito à falta de pagamento dos funcionários. O IgesDF reafirma o compromisso com a prestação de serviços de saúde de qualidade à população, e está empenhado em resolver prontamente essa situação.
Estamos em constante comunicação com os envolvidos, incluindo os representantes dos funcionários, a fim de buscar uma solução rápida e justa para todos os afetados. A transparência e a busca por respostas adequadas são prioridades para o IgesDF.
O Iges reforça seu compromisso com a ética, a responsabilidade e o bem-estar de seus funcionários e da comunidade atendida. A instituição está imbuída em superar essa situação e garantir um ambiente de trabalho digno e justo para todos.
Para mais informações, entre em contato com a assessoria de imprensa do Iges.”
G1