Escolas cívico-militares têm 87% de aprovação no DF, diz governadora em exercício
De acordo com Celina Leão, avaliação foi feita por pais e alunos. Governo federal decidiu encerrar Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares; Brasília tem quatro escolas com modelo do MEC e 13 em parcerias locais; entenda.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse, na tarde desta quarta-feira (12), que as escolas de gestão compartilhada com militares têm 87,7% de aprovação por pais e alunos e, por isso, o projeto vai continuar em Brasília. “[Há] Filas enormes para essas escolas”, diz Celina.
O governo federal decidiu encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), mas a Secretaria de Educação do DF informou que vai manter o projeto. De acordo com a pasta, o modelo em Brasília não segue o Pecim.
No entanto, das 17 escolas militarizadas no DF, quatro fazem parte do programa de parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa:
- Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama
- Centro Educacional 416 de Santa Maria
- Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia
- Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina
A governadora em exercício não disse o que acontecerá com essas unidades de ensino especificamente. A Secretaria de Educação também não se pocicionou.
Outras 13 escolas do DF continuarão militarizadas porque não fazem parte do programa do MEC. Essas instituições têm um convênio com a Secretaria de Segurança Pública e a gestão delas é compartilhada com a Polícia Militar: