Presidente da Câmara Legislativa participa de reunião onde presidente Lula assina projeto de recomposição salarial para policiais civis, militares e bombeiros do DF

Nesta quarta-feira (28), o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), esteve presente em uma importante reunião realizada no Palácio do Planalto. O encontro contou com a presença do presidente Lula, que na ocasião, assinou o projeto de lei que proporcionará a tão esperada recomposição salarial de 18% para os valorosos policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal. O projeto de lei, agora assinado pelo presidente Lula, será encaminhado ao Congresso para análise e está previsto para ser discutido na próxima semana.
Caso seja aprovado, o PLN que autoriza o aumento salarial exigira a publicação de uma medida provisória pelo presidente da República para que a recomposição seja aplicada efetivamente.
De acordo com Wellington Luiz, foi acordado com o governo federal a aplicação de um aumento salarial de 9% ainda em 2023, seguido por mais 9% em janeiro de 2024. A expectativa é de que a primeira parcela do reajuste seja aplicada retroativamente a partir de 1° de julho.
“Essa conquista representa uma vitória para todos aqueles que têm lutado incansavelmente ao lado das forças de segurança. É um passo importante em direção ao reconhecimento e valorização desses profissionais que dedicam suas vidas à proteção e segurança” da sociedade. Agradeço ao presidente Lula, ao Governador Ibaneis, aos senadores, deputados distritais e federais que sempre estiveram empenhados nessa nobre causa.
Não posso deixar de mencionar e expressar minha gratidão ao apoio essencial das várias associações, sindicatos e lideranças ligadas às forças de segurança”, ressaltou o deputado
Wellington.
O evento contou com a participação do lider do governo federal no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e do ministro da Justiça e Segurança Pública,
Flávio Dino. A presença dessas autoridades demonstra o compromisso do governo em promover melhorias e valorização para as forças de segurança.
Vale destacar que a União é responsável pelo pagamento das despesas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Portanto, qualquer reajuste salarial para esses profissionais deve ser aprovado tanto pelo Palácio do Planalto quanto pelo
Congresso Nacional.
Acessoria de imprensa do deputado Wellington Luiz