Obra do 14° Batalhão da PM recebe pintura e acabamentos externos
Com investimento de R$ 7,3 milhões, a nova sede abrigará mais de 300 militares que cuidam da segurança de cerca de 200 mil moradores
O 14º Batalhão da Polícia Militar de Planaltina recebe os ajustes finais na obra, como pintura, instalação de divisórias, luminárias e acabamentos externos. Com investimento de R$ 7,3 milhões, provenientes do Fundo Constitucional do Distrito Federal, a nova sede do batalhão possui uma estrutura moderna que vai garantir maior conforto para os mais de 300 militares responsáveis pela segurança dos cerca de 200 mil moradores da região, que inclui Arapoanga, o Vale do Amanhecer e redondezas.
A atual sede do batalhão foi construída há 35 anos. Para o subcomandante do 14º BPM, major Marcos Salviano, a nova estrutura será benéfica aos policiais militares e à comunidade.
“É um local mais digno para o efetivo, o batalhão estava bastante deteriorado. Esse novo local de trabalho, com novas instalações elétrica, hidráulica, de internet, alojamentos, espaço para pequenos reparos das viaturas, entre outras melhorias, trará até mais economia”, declara. “Poderemos atender melhor a comunidade, pois teremos um espaço mais moderno, com uma recepção e instalações apropriadas para recebê-los”, acrescenta o major.
As novas instalações
O espaço em construção tem 2,4 mil m² de área construída e segue o padrão dos batalhões da corporação, com três edificações, uma guarita, um bloco administrativo e uma garagem. Além disso, o terreno possui um heliponto, amplo estacionamento e a parte interna, que abrigará dez seções policiais, alojamentos, salas de monitoramento, informática e auditório, entre outros cômodos.
De acordo com a engenheira responsável pela obra, Débora Oliveira, o projeto [elaborado pela PMDF] atende a todos os requisitos de acessibilidade e sustentabilidade. “O projeto prevê a captação de água da chuva em um reservatório com capacidade para 60 mil litros, que poderão ser utilizados para a manutenção do jardim e do lava a jato da garagem. Na parte externa, todas as calçadas possuem piso tátil e elevações adequadas para pessoas com dificuldade de mobilidade”, ressalta. Atualmente, cerca de 50 empregados trabalham na obra.