Distrito Federal

Primeira etapa da Avenida Hélio Prates é entregue

Obra compõe o Corredor Eixo Oeste, que vai conectar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, beneficiar mais de 1,8 milhão de pessoas e movimentar meio bilhão de reais

Importante avenida que liga Ceilândia a Taguatinga, a Hélio Prates está passando por uma transformação. Nesta sexta-feira (28), o governador Ibaneis Rocha entregou uma das fases da obra. Nessa etapa, foram investidos mais de R$ 20,2 milhões para reformar um trecho de aproximadamente 2,5 km.

Essa requalificação inclui ampliação e remodelação de calçadas, reordenamento de bolsões de estacionamento e pavimentação em concreto de faixa para ônibus. Nesta semana, operários e máquinas deram retoques no paisagismo e na sinalização.

Se antes os pedestres caminhavam juntos aos carros, de forma insegura e desordenada, agora são tratados com prioridade na importante avenida que reúne instituições de ensino, saúde e esporte, além de residências e estabelecimentos comerciais.

Em mais uma visita à cidade, o governador disse que os investimentos não vão parar. “Vamos fazer um trabalho que vai renovar a Hélio Prates de ponta a ponta. Essa obra transcorreu em conversa com os comerciantes, de modo a causar o menor dano possível. Não tem como fazer uma obra dessa sem causar transtorno, mas ela está aí, entregue”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

A reforma abrange calçadas, bancos e estacionamento | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

A primeira etapa da obra da Avenida Hélio Prates começa na via M1, onde fica a Caixa d’água de Ceilândia, e vai até a N3, próximo à Fundação Bradesco. Já estão prontas todas as quadras presentes no caminho: QNN 17, QNN 18, CNN 1, CNN 2, QNN 1, QNN 2, QNM 1 e QNM2.

“Essa área estava tão degradada e a obra traz uma organização urbana, calçadas com acessibilidade e estamos felizes com o resultado, melhorou o trânsito, melhorou para os pedestres e também valoriza os imóveis”, acrescenta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

O padrão de reforma abrange calçadas em um único nível de soleira e com bancos para a população, estacionamento organizado, via marginal e faixa de rolamento em pavimento rígido, além de rede de águas pluviais. Foram executados cerca de 14 mil m² de calçada, instalados cerca de 160 bancos e construídos mais de 8 mil m² de estacionamento, com 445 vagas.

“Vamos fazer um trabalho que vai renovar a Hélio Prates de ponta a ponta. Essa obra transcorreu em conversa com os comerciantes, de modo a causar o menor dano possível”,Ibaneis Rocha

A enfermeira Nilda Franco, 46 anos, morou em Ceilândia até os 26. Ela conta que, enquanto esteve na cidade, durante toda a infância e juventude, presenciou acidentes relacionados à falta de organização dos estacionamentos e calçadas. Por isso, celebra a conclusão da reforma. “Foi uma obra realmente construtiva, evoluiu bastante. Como sou antiga aqui, já vi vários acidentes e as vias de acesso eram muito cheias, o que era ruim para as pessoas com deficiência, mas não só para elas. Todos tinham dificuldade em se locomover”, relata Nilda.

Quem também elogia a primeira etapa de obras é o porteiro Eduardo Moreira, 40, conhecido como Bigodão de Ceilândia. O principal benefício, segundo ele, foi o aumento do espaço disponível nos abrigos de ônibus. “Antigamente era muito apertado”, relembra. “Os pontos estão mais largos, com mais acessibilidade. Está muito melhor agora”, completa.

Segunda etapa

Além do trânsito, obra terá impacto no comércio da região

A segunda etapa da reforma da avenida compreende o trecho entre a QNG/QI 1 e a EPCT (DF-001) – Pistão Norte, com extensão de 2 km. O pacote de obras inclui a escavação de duas bacias de contenção – serviço que está em andamento, além de calçadas ampliadas e remodeladas, estacionamentos reordenados e pavimentados, ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano. Neste trecho, o investimento será de R$ 42,1 milhões.

Tudo isso faz parte de um projeto maior, o Corredor Eixo Oeste. Com 38,7 km de extensão, o corredor vai conectar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, centro de Taguatinga e Estrada Parque Taguatinga (EPTG), se desmembrando em duas: Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e Estrada Setor Policial Militar (ESPM). Serão investidos mais de R$ 550 milhões em todas essas obras, beneficiando 1,8 milhão de pessoas, 1,3 milhão de veículos alcançados, 259 mil usuários do transporte público e 13 regiões administrativas.

 

Agência Brasília

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