Distrito Federal

Obras no SCS trazem conforto e segurança para a região

Quadras 3, 4 e 5 passam por reformas em calçadas, estacionamentos e pavimentação. Valor investido chega a quase R$ 9 milhões

São mais de 20 anos no Setor Comercial Sul (SCS). Do alto de seu quiosque, instalado na Quadra 5, o comerciante Juvenil Messias observa as transformações da região. Acompanhou o envelhecimento das calçadas, a degradação do asfalto, a desorganização dos estacionamentos. E, hoje, comemora a movimentação de máquinas e operários responsáveis pela grande reforma na área central do Plano Piloto.

Com projeto de reurbanização da Seduh e obras a cargo da Secretaria de Obras, o Setor Comercial Sul está ganhando ares que, acreditam populares que trabalham na região, vão atrair novos empresários e abrir novas lojas para o local | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O resultado das obras está excelente. Tem calçada nova, canteiro verde, piso nivelado… Além de ficar mais bonito, essas mudanças trazem mais acessibilidade para o SCS, mais segurança para os clientes. No passado, já vi muita gente tropeçando nos buracos do passeio”, conta Juvenil. “Acredito que os empresários vão voltar a investir na região, vão trazer suas lojas de volta para cá. Porque agora está valendo a pena.”

“Estamos reformando cerca de 3 mil metros lineares de calçada e reorganizando cinco bolsões de estacionamento. Também trabalhamos na construção de praças e espaços de convivência, tudo com acessibilidade”Cláudia Mansur, engenheira civil responsável pela obra

O projeto de reurbanização do SCS foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Já a execução ficou a cargo da Secretaria de Obras (SODF), que conta com R$ 8,9 milhões para reformar as quadras 3, 4 e 5. O valor é proveniente da Fonte 100, cujos recursos podem ser empregados livremente pelo Executivo.

As obras na região envolvem recuperação da pavimentação, reforma das calçadas e escadas, acessibilidade, nova sinalização vertical e horizontal, reorganização dos estacionamentos, paisagismo e instalação de mobiliário urbano. Em julho do ano passado, os serviços começaram a ser executados pela Quadra 3.

“Finalizamos o calçamento, o piso tátil, a instalação de meio-fio e de placas verticais”, informa Wesley Santos, um dos engenheiros civis que atuam na obra. “Atualmente, trabalhamos na construção de uma rampa de acesso a cadeirantes. E ainda faremos a fresagem do asfalto ao redor da quadra e as pinturas horizontais demarcando faixas de pedestres e vagas nos estacionamentos.”

Já as quadras 5 e 4 começaram a ser reurbanizadas em setembro e outubro, respectivamente. “Estamos reformando cerca de 3 mil metros lineares de calçada e reorganizando cinco bolsões de estacionamento”, conta a engenheira civil responsável pela obra, Cláudia Mansur. “Também trabalhamos na construção de praças e espaços de convivência, tudo com acessibilidade.”

O servidor público Jaimilton Pereira está ansioso para ver as obras prontas. O homem de 57 anos acredita que a reforma trará mais conforto para quem trabalha no SCS. “A região ficou abandonada por décadas. A gente driblava os buracos no chão, disputava espaço com os veículos… Cadeirante também sofria por aqui”, relembra. “Agora a situação está melhorando muito. O espaço está, de fato, sendo revitalizado.”

 

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo