Agronegócio

Gripe aviária mata animais marinhos no Reino Unido

A gripe aviária foi a causa da morte de pelo menos três animais marinhos no Reino Unido neste ano. As informações aparecem no painel do governo britânico sobre os casos da doença. De acordo com o site, morreram dois golfinhos, um na Inglaterra e outro no País de Gales, além de uma toninha-comum em águas inglesas.

Tanto os golfinhos quanto a toniha-comum são cetáceos. É a mesma família dos botos e de outros mamíferos aquáticos semelhantes. Além disso, não é a primeira vez que a gripe aviária causa a morte de animais marinhos no Reino Unido. As informações do governo britânico mostram registro de nove focas mortas com a doença, entre 2021 e 2022.

A transmissão ocorre principalmente por meio do contato com aves contaminadas. O primeiro caso foi registrado na China, em 1996. Os pássaros selvagens, com seus movimentos migratórios, fizeram a dispersão ao redor do globo.

O maior prejuízo causado pela doença ocorre na indústria de aves. Quando há a contaminação em uma granja, todos os espécimes que tiveram contato direto ou direto com a animal infectado são exterminados.

Desse modo, uma ave doente pode levar ao abate de outras milhares — e até mesmo uma criação inteira. Por esse motivo, as autoridades tratam o problema com atenção. Contudo, restam apenas as medidas de prevenção.

Elas consistem em evitar o contato direto ou indireto de aves domésticas com silvestres. Para isso, os criadores são instruídos a reforçar as telas de proteção, acondicionar as rações e fontes, de água de modo a impedir o contato de animais externos, e eliminar pontos que podem atrair pássaros selvagens para proximidade das granjas, como as árvores frutíferas.

Via: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo