Geral

Peça antirracista com estudantes de escola pública no Gama estreiou nesta sexta-feira (16)

Evento

Produzida pela Companhia de Teatro Semente, espetáculo ‘Corpo Fechado’ passará pela unidade do Sesc Ceilândia. Espetáculo fica em cartaz até 18 de maio

 Peça antirracista com estudantes de escola pública no Gama estreiou nesta sexta-feira (16)
Foto – Divulgação

Estreia, nesta sexta-feira (16) o espetáculo teatral Corpo fechado, produção de caráter antirracista e pedagógico que conta com elenco formado por estudantes do Centro Educacional 8 (CED 08) do Gama. Engajado na luta contra o racismo estrutural, a peça tem classificação indicativa de 14 anos e busca trazer consciência racial e social da juventude negra, trazendo a gramática, ginga e maneirismo periférico.

 Peça antirracista com estudantes de escola pública no Gama estreiou nesta sexta-feira (16)
Foto – Divulgação

 

Tata Luazi Luango, líder de comunidade tradicional de Candomblé raíz Angola Kongo e Diretor Artístico, ressalta a importância das tecnologias ancestrais para educação antirracista. “As Periferias e Comunidades, os Quilombos e Terreiros, são frutos das tecnologias e estratégias de pessoas negras contra a violência colonial. Portanto, utilizar-se da PedagoGinga — ferramenta para a educação antirracista — é reconhecer que os saberes ancestrais não estão no pretérito e sim no presente”, defende.

Ecoando as vozes de Luísa Mahin, que liderou levantes de escravizados na Bahia; de Dandara, símbolo da resistência quilombola; de Maria Firmina dos Reis, escritora abolicionista; e de tantas outras que lutaram por liberdade e direitos civis, o espetáculo ‘Corpo Fechado’ é uma manifestação das tecnologias ancestrais presente no agora, uma vez que o racismo persiste e insiste.

A concepção do espetáculo partiu da necessidade de praticar a educação antirracista teorizada por acadêmicos e valorizar o lugar de fala de atrizes e atores negros, conectando a pedagogia e estética dos terreiros.

A temporada 2024, que contou com a produção da Kitanda Cultura de Terreiro, teve público de estimado de 2.300 pessoas, em 22 sessões, e foi apresentada em quatro escolas públicas, no Espaço Semente de Teatro e no Teatro dos Bancários.

Serviço:

Espetáculo Teatral Corpo Fechado

Teatro Newton Rossi, No Sesc Ceilândia Norte – dias 16, 17 e 18 de maio. 

Às sextas e sábados a peça começa às 20h. No domingo, às 19h.

Os ingressos custam R$30 a inteira e R$15 a meia e podem ser comprados pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/corpo-fechado/2927744

João Costa

João Costa, jornalista e assessor de imprensa, é membro da Associação Paulista de Imprensa (API) e acumula diversas premiações no campo da comunicação. Entre seus reconhecimentos, destacam-se o Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, o Prêmio de Comunicação pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME) e o Prêmio Iberoamericano de Jornalismo. Além disso, recebeu uma referência em comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC), reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e uma menção honrosa do Lions Clube Internacional no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo