Goiás e DF reforçam integração entre Secretarias do Entorno
Reunião entre SEDF-GO e SEENT-DF destaca ações conjuntas para desenvolver transporte, turismo, educação e atrair investimentos para a Região

As secretarias do Entorno dos governos de Goiás e do Distrito Federal deram início nesta semana a uma articulação inédita para impulsionar os potenciais da Região Metropolitana do Entorno (RME). O encontro destacou oportunidades nas áreas de turismo, agricultura, indústria e serviços, além de reforçar o compromisso dos dois governos com o desenvolvimento integrado da Região.
O encontro reuniu a secretária do Entorno por Goiás, Caroline Fleury, e o secretário extraordinário do Entorno pelo DF, Cristian Viana. Eles debateram uma agenda comum para impulsionar áreas estratégicas e buscar soluções para dificuldades históricas. Um dos principais avanços discutidos foi a criação do Consórcio Interfederativo para o Transporte Público Coletivo, que promete facilitar a mobilidade entre as cidades goianas do Entorno e o Distrito Federal.
“A união entre os governos é essencial para que o Entorno avance. Alinhar agendas e ações entre Goiás e DF é garantir que nossa população tenha acesso a políticas públicas mais eficientes”, afirmou Caroline Fleury. A secretária também apresentou projetos importantes em andamento que já são feitos em parceria com o Governo do Distrito Federal, como o Embaixadores no Entorno, que busca atrair investimentos e fomentar o turismo local, e o Embaixada de Portas Abertas, que leva estudantes do Entorno para as Embaixadas.
Na ocasião, Caroline ressaltou ainda a importância de apoiar os municípios com consultoria técnica para adesão a programas federais, além de defender a criação de um Fundo de Desenvolvimento do Entorno, a ser gerido em conjunto por Goiás e DF. Segundo ela, “o Entorno tem localização privilegiada, potencial turístico e agrícola, e já desperta o interesse de investidores estrangeiros, como os chineses. Precisamos nos preparar para esse salto”.
Para o secretário Cristian Viana, a integração não é apenas uma estratégia de gestão, mas uma missão institucional. “Nós somos passageiros no serviço público, mas o grande legado é deixar as pastas estruturadas para que os próximos governos, tanto de Goiás quanto do DF, vejam a relevância de promover a integração da Região, que eu não tenho dúvida, é uma das que mais cresce no Brasil”, destacou. Ele também lembrou que a construção de Brasília no Centro-Oeste tinha o objetivo de integrar mais o território nacional e que é fundamental retomar esse olhar estratégico.
Cristian agradeceu o apoio e o diálogo aberto com a SEDF-GO e destacou que a recém-criada SEENT-DF está em fase inicial, com foco total na institucionalização da secretaria. Ele reforçou o espírito colaborativo de sua equipe: “Não existe vaidade. O que importa é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito. A ajuda da Secretaria do Entorno de Goiás é imprescindível para que possamos alcançar resultados reais”.
Participaram da reunião pela SEDF-GO: Gleiston De Paula (chefe de gabinete), Paula Tredicci (superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado), Gleice Meire Silva (chefe da Comunicação), Adriana Rosa Savite (gerente de Prospecção e Captação de Recursos para o Entorno do DF) e Pâmella Miranda (gerente de Integração Interfederativa). Pela SEENT-DF, marcaram presença Raphael Caldas (chefe de gabinete), ainda Coronel Luiz Ribeiro, Rafael Thomas, Wilck Batista, Marcelo Carlos e Alan Carlos.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás