REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA POLÍTICA NACIONAL DE ALDIR BLANC (PNAB), NO PEDREGAL
A audiência definiu também o presidente do Fórum de Cultura de Novo Gama

Na noite de ontem (25), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Pedregal, foi palco de uma audiência pública para a apresentação dos rendimentos da conta da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a eleição do novo Fórum de Cultura da cidade. O evento também trouxe como destaque a proposta de um edital de premiação voltado ao fomento cultural, que pretende contemplar 36 agentes culturais em diferentes segmentos.
Durante a audiência, foi sugerido um edital de premiação para fortalecer o setor cultural do município. A proposta prevê um total de 36 vagas distribuídas entre as seguintes categorias: música e dança, artesanato, movimentos urbanos periféricos, movimento afro-brasileiro de povos e comunidades tradicionais e cultura popular, audiovisual e literatura, além de movimentos sociais e organizações não governamentais (ONGs).
Cada contemplado deverá receber o valor de R$ 2.093, o que representa um avanço no incentivo à cultura local. O objetivo é premiar diferentes expressões artísticas e culturais, promovendo maior inclusão e oportunidades para artistas e grupos culturais do município.
Além da discussão sobre os rendimentos da PNAB e da proposta de edital, a audiência também marcou a eleição do novo Fórum de Cultura de Novo Gama. Neemias Damasceno, representante do segmento de audiovisual e literatura, foi eleito como presidente para liderar a entidade.
A mesa da eleição foi composta por outros representantes dos segmentos culturais do município, incluindo Lucas Matheus (movimento urbano periférico), Ana Alice Godoes (movimento afro-brasileiro de povos e comunidades tradicionais e cultura popular), Jô do Boa Vista (artesanato), Emerson AJ (Movimento sociais e Ongs) e Francisca Rejane (quadrilha Quebra Quebra – música e dança).
O Fórum de Cultura desempenha um papel estratégico na articulação e defesa das políticas públicas voltadas ao setor cultural, sendo um espaço de debate e construção coletiva entre artistas, gestores e a comunidade, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento cultural de Novo Gama