Brasília Ambiental participa de visita guiada à CIPLAN Cimento
Evento integra a programação da Conferência sobre Clima e Ar Limpo

O Instituto Brasília Ambiental marcou presença na visita guiada à empresa CIPLAN Cimento, nesta sexta-feira (21), como parte da programação da Conferência sobre Clima e Ar Limpo. O evento, iniciado no último dia 16, reúne especialistas globais e representantes de 200 países, em Brasília, com o objetivo de fortalecer políticas para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Com o tema “Acelerando a ação sobre superpoluentes: Rumo à COP30”, a conferência enfatiza a necessidade urgente de medidas concretas para mitigar os impactos ambientais. A Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), copresidida pelo Brasil e Reino Unido, é uma parceria global que envolve governos, organizações internacionais e ONGs, unindo esforços para combater superpoluentes, reduzir a poluição atmosférica e enfrentar o aquecimento global de curto prazo.
Na abertura da visita guiada à CIPLAN, os participantes foram recebidos por Yves Keller, CEO da Vicat Latam, e Sérgio Bautz, CEO da CIPLAN. Eles tiveram a oportunidade de explorar de perto os processos produtivos e iniciativas ambientais inovadoras da empresa. Um dos destaques da apresentação incluiu a instalação do sistema de coprocessamento, que permite o uso de combustíveis alternativos como pneus picados, biomassa e resíduos classe II. Este sistema não apenas reduz significativamente a dependência de fontes fósseis, mas também reforça o compromisso contínuo com o meio ambiente. A CIPLAN está empenhada em consolidar sua liderança como a empresa de menor emissão de CO₂ no setor, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade global.
Monitoramento da qualidade do ar no DF
Durante o encontro, o diretor de Emergências, Riscos e Monitoramento Ambiental do Brasília Ambiental, Charles Dayler, apresentou o trabalho realizado pelo Instituto no monitoramento da qualidade do ar no Distrito Federal.
“Mostramos a localização das oito estações de monitoramento da qualidade do ar no DF, sendo quatro operadas pelo Brasília Ambiental e as demais por empresas. Explicamos quais delas são manuais e automáticas, o que cada uma mede e apresentamos os dados coletados ao longo de um ano pelas estações automáticas da região da Fercal. Além disso, detalhamos as mudanças nos padrões nacionais de qualidade do ar estabelecidas pela Resolução Conama 506, que está atualmente em vigor”, explicou Dayler.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou a importância da participação do Instituto no evento. “Essa visita técnica reforça o compromisso do Brasília Ambiental com a transparência e a responsabilidade ambiental. O monitoramento da qualidade do ar é uma ferramenta essencial para garantir que as atividades industriais sejam realizadas de forma sustentável, protegendo tanto o meio ambiente quanto a saúde da população”, afirmou.
Reconhecimento da iniciativa
A biomédica Cléo Nascimento, pesquisadora científica na área de poluição atmosférica há sete anos e representante da Juventudes do Brasil na Conferência, elogiou a iniciativa e a organização da CIPLAN em parceria com os órgãos ambientais.
“Achei fantástica a organização da empresa, que, em conjunto com os órgãos ambientais, realiza o monitoramento da qualidade do ar. É raro encontrar uma indústria desse porte que demonstra preocupação tanto com a saúde da população quanto com a redução das emissões de poluentes”, destacou.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou o compromisso do GDF com políticas ambientais sustentáveis e ações efetivas para garantir a qualidade do ar.
“O GDF trabalha para garantir o desenvolvimento econômico da nossa cidade aliado à preservação do meio ambiente, fortalecendo a gestão ambiental com medidas efetivas para a redução da poluição atmosférica. Iniciativas como essa demonstram que juntos podemos garantirmos um futuro mais sustentável para todos”, ressaltou Celina.
Atenciosamente,
Mariana Parreira
Assessoria de Comunicação Social
Instituto Brasília Ambiental