Geral

Audiência Pública debate futuro da Vila Cultural Cobra Coral na CLDF nesta quinta-feira (20)

Evento

Brasília, 19/02/2025 – A Vila Cultural Cobra Coral será tema de uma Audiência Pública para debater habitação, reparação, justiça socioambiental e cultura. A sessão, realizada pelo mandato do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), acontecerá nesta quinta-feira (20), às 18h30, na Sala de Comissões Deputado Juarezão, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Audiência Pública debate futuro da Vila Cultural Cobra Coral na CLDF nesta quinta-feira (20)

A Vila Cultural Cobra Coral enfrenta a ameaça de remoção de mais de 200 famílias pelo Governo do Distrito Federal (GDF), desde outubro de 2024, a partir de ações movidas pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), que busca desocupar a área, gerando grande incerteza entre os moradores.

Em 8 de janeiro deste ano, uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) garantiu, de forma liminar, a suspensão das operações do GDF de remoção e demolição de edificações no Parque Ecológico da Asa Sul. O resultado foi fruto da atuação da Defensoria Pública do Distrito Federal em defesa das famílias da região.

A comunidade tem recebido apoio de parlamentares do Distrito Federal, além de órgãos como o Ministério do Trabalho, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac), o Departamento de Arquitetura da Universidade de Brasília, além de artistas, produtores culturais, ambientalistas, arquitetos e urbanistas locais.

Audiência Pública
As atividades terão início em frente à CLDF, às 17h, com manifestações artísticas, incluindo um cortejo do grupo Seu Estrelo, a apresentação do grupo de capoeira Formigueiro de Angola e um pocket show do músico Waldir Azevedo. Durante o evento, também será lançado o calendário de atividades culturais da Vila para 2025.

“Essa audiência pública representa termos voz para expormos as demandas da Vila, chamando atenção dos órgãos públicos sobre a situação das famílias e da importância desse espaço de manifestação cultural no Distrito Federal” , ressaltou o morador e líder comunitário, Carlos Magno Lelis Basílio.

A sessão contará com a presença de líderes comunitários da Vila Cultural Cobra Coral. Foram convidadas instituições do Governo do Distrito Federal, como a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec); o Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Comissão Integrada do Território do Distrito Federal (CGIT).

A audiência pública é uma iniciativa do deputado distrital Fábio Felix, que tem apoiado politicamente a luta, atuando diretamente no diálogo com os órgãos do GDF em defesa das famílias da Vila Cobra Coral. A audiência é aberta a toda a comunidade do Distrito Federal interessada em apoiar a causa.

Serviço
Audiência Pública – Vila Cultural Cobra Coral
📅 Data: 20 de fevereiro (quinta-feira)
⏰ Horário: 18h30
📍 Local: Sala de Comissões Deputado Juarezão (CLDF)

Histórico
Com raízes que remontam à construção de Brasília, a Vila Cobra Coral serviu de pouso para os candangos vindos de diversas regiões do país. Na década de 1970, o território se consolidou como um centro cultural, tornando-se palco de variadas expressões artísticas no perímetro urbano do Plano Piloto.

Em 2024, a Vila passou a ser estudada pelo Plano Diretor de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), devido à sua importância na preservação das tradições culturais da cidade. Hoje, a comunidade abriga iniciativas como o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, o Espaço Inventado, o Projeto Waldir Azevedo e a Casa da Árvore, além de manifestações religiosas, como o Terreiro Pai Joaquim de Aruanda, o Terreiro do Pai Hilauro e a Capela Raimundo Nonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo