Opinião

Natura apresenta pesquisa inédita sobre o bem-estar da mulher negra

Nomeado de Projeto Dandara, o estudo inspirou a criação da linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para atender às necessidades das peles ricas em melanina, pré-lançada na Casa Natura Musical na última terça-feira (12)

Na noite da última terça-feira (12), Natura Tododia celebrou, na Casa Natura Musical, o pré-lançamento da sua nova linha de cuidados corporais Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para peles pretas e pardas, em um evento que destacou a importância da representatividade e do bem-estar. Com mediação da jornalista Cris Guterres, o encontro também contou com a apresentação do Projeto Dandara, estudo inédito que mapeou o bem-estar da mulher negra.

A pesquisa realizada pela Natura, em parceria com um time de especialistas, foi um elemento-chave para a criação da nova linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, que visa atender às necessidades específicas das peles ricas em melanina. Conduzida em três fases e com cerca de mil mulheres participantes, o levantamento revelou dados importantes sobre o bem-estar psicológico, emocional e físico da mulher negra, o que trouxe insights fundamentais para o desenvolvimento de uma linha de produtos realmente inclusivos.

“Fazemos um convite à reflexão e ao fortalecimento do empoderamento das mulheres negras ao anunciar essa novidade, pensando no impacto profundo que a linha pode ter na autoestima e na valorização de identidade desse público”, destaca Aline Lima, Head de Diversidade, equidade e Inclusão da Natura. “Cada detalhe, desde a fórmula até a fragrância, foi pensado para celebrar a diversidade e proporcionar um cuidado que vai além da pele, porque o verdadeiro significado do Bem Estar Bem começa no momento em que a mulher se reconhece em sua própria essência”, reflete a executiva.

Dividida em etapas qualitativas e quantitativas, o estudo consistiu em um cuidadoso mapeamento sobre os hábitos, comportamentos e bem-estar das mulheres negras, por meio de uma abordagem psicossocial. Entre os achados mais relevantes, destacam-se a maior sensibilidade, a tendência à hiperpigmentação e a necessidade de hidratação intensa e duradoura das peles pretas e pardas. Essas percepções direcionaram o desenvolvimento de uma linha com potentes ativos, como Niacinamida, Pantenol, Óleo de Gergelim e Vitamina E, testados em mais de 120 tons de pele negra, para atender de forma precisa às particularidades da pele desse público.

“Este estudo também jogou luz sobre o papel social que a representatividade cosmética e o cuidado com o corpo são traduzidos na nossa sociedade, que tem um papel fundamental no processo de auto aceitação e reconhecimento da própria beleza”, complementa Aline.

Com introdução de Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca e Inovação da Natura, a programação do evento também incluiu uma roda de conversa sobre as “Possibilidades de construção do Bem Estar Bem e novos futuros para mulheres negras” com a participação de Cris Guterres (@crisguterres), Aline Lima (Head de diversidade, equidade e inclusão da Natura), Gabi Oliveira (@gabidepretas) e Joice Soares (Gerente de Negócios da Natura), além de um show de Tássia Reis, que emocionou o público com sua música que celebra a diversidade e a força feminina.

 

Da fragrância à música

O renomado perfumista Jerry Padoly, de origem franco-caribenha, assina a fragrância do lançamento, que reflete na experiência do especialista em Salvador durante a expedição, uma das etapas do Projeto Dandara que investigou os hábitos e o bem-estar da mulher negra. Com isso, Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju combina notas de frutas tropicais em uma explosão vibrante e autenticamente brasileira com um corpo floral envolvente.

Em sintonia com o lançamento, a Natura anunciou recentemente o patrocínio na turnê ‘CAJU’, da cantora Liniker, reforçando ainda mais a importância de cuidar e valorizar as raízes culturais, além das diversas etnias presentes no Brasil e suas particularidades, algo que tem sido não apenas uma preocupação frequente da Natura, mas que também tem guiado sua atuação no mercado e inovação nas linhas de produtos. Além do patrocínio, a marca também contará com um time de influenciadoras para diversas ativações, tendo a cantora IZA como uma das embaixadoras do lançamento.

Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju estará disponível a partir de hoje (13) no e-commerce da marca e com as Consultoras de Beleza. Em 2025, o produto chega nas lojas físicas e na revista da Natura.

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

João Costa

João Costa, jornalista e assessor de imprensa, é membro da Associação Paulista de Imprensa (API) e acumula diversas premiações no campo da comunicação. Entre seus reconhecimentos, destacam-se o Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, o Prêmio de Comunicação pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME) e o Prêmio Iberoamericano de Jornalismo. Além disso, recebeu uma referência em comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC), reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e uma menção honrosa do Lions Clube Internacional no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo