Distrito Federal

Governo cria sistema online para o gerenciamento de resíduos sólidos no DF

Plataforma digital concentrará cadastramento e análise dos planos de gestão dos rejeitos

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), a solenidade de assinatura do decreto que institui o Sistema Eletrônico de Registro e Controle dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS Digital). Durante a cerimônia, realizada no salão branco do palácio do Buriti, a governadora em exercício Celina Leão chancelou a norma que lança a plataforma de cadastramento e análise dos planos de gestão dos rejeitos em todo o Distrito Federal.

Valterson da Silva, Secretario executivo/Ibram-DF

Durante o evento, o Instituto Brasília Ambiental foi representado pelo secretário executivo, Valterson da Silva, que contou também com a presença do secretário de governo, José Humberto Pires; do secretário de meio ambiente, Gutemberg Gomes; do deputado distrital Daniel de Castro; do diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Luiz Felipe Cardoso; diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro e demais autoridades.

Sema solenidade PGRS digital

“Desde o primeiro mandato do governo Ibaneis, estamos trabalhando muito em inovações. E essa plataforma digital onde todos os órgãos seguirão um procedimento único demonstra o comprometimento com o desenvolvimento e a sustentabilidade”, disse a governadora interina, Celina Leão.

Com o surgimento desse novo sistema, todas as análises relacionadas aos resíduos sólidos e da construção civil serão realizadas nele trazendo mais facilidade, agilidade, acompanhamento e compartilhamento de informações.

“Esse sistema completa o trabalho que vem sendo desenvolvimento há anos pelo corpo técnico, desde a definição do programa de gerenciamento de resíduos sólidos. E hoje, estamos criando mais um instrumento que irá auxiliar para a melhoria do meio ambiente no Distrito Federal”, comentou o secretário executivo do Brasília Ambiental, Valterson da Silva.

No âmbito do Instituto, a partir de agora, todos os planos de gerenciamento de resíduos sólidos apresentados no licenciamento ambiental serão, também, protocolados e cadastrados nesta ferramenta. Assim, haverá o controle rigoroso da quantidade e especificação dos dejetos. A partir disso serão feitas outras ações de gerenciamento dos mesmos, em escala distrital, facilitando, inclusive, o reaproveitamento deles pelas cooperativas de catadores.

 

Assessoria de Comunicação Social

Instituto Brasília Ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo