Abadiânia é destaque no IX Campeonato Mundial de Artes Marciais
Representando a Seleção Brasileira de Karatê, 15 atletas abadianenses conquistaram um total de 20 medalhas. Professor do programa "Construindo Campeões", do Governo de Goiás, Denir Silva alcançou seu 7º título mundial
O município de Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal, foi destaque no IX Campeonato Mundial de Artes Marciais, realizado em Buenos Aires, na Argentina. Representando a Seleção Brasileira de Karatê, 15 atletas abadianenses conquistaram um total de 20 medalhas — sendo 11 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze — entre as 47 medalhas brasileiras no evento. A competição reuniu mais de 830 atletas de 18 países, em modalidades como karatê, taekwondo, kickboxing e kung fu.
Professor do programa “Construindo Campeões”, do Governo de Goiás, Denir Silva, de 44 anos, alcançou seu 7º título mundial, tornando-se heptacampeão. Ele foi campeão no Kumitê (luta) e no Kata (formas), na categoria Mestres. “Estávamos bem preparados, e nossa equipe superou tudo para alcançar resultados incríveis”, afirmou o atleta, que teve a alegria de dividir o pódio com sua família.
O filho dele, Denir Filho, de 20 anos, foi campeão de Kumitê na categoria adulto, faixa preta, peso leve. Já sua filha, Dheynifer Silva, de 23 anos, conquistou o vice-campeonato no Kata, categoria adulto, faixa preta, feminino. O sobrinho Relbert Wanderson, de 22 anos, também brilhou, vencendo o Kumitê na categoria adulto, faixa preta, peso pesado.
Além dos veteranos, a equipe abadianense revelou novos talentos: Noah, de apenas 8 anos, conquistou ouro na sua categoria; Pablyne e Fabrina, ambas de 14 anos, também se tornaram campeãs mundiais. Ana Luísa, de 18 anos, brilhou no Kata e no Kumitê, garantindo duas medalhas de ouro. Outros nomes como Gipson Berto (17 anos), Kauã (15), Andrey (13), João Neto (13), Gilberto (10), Jurandir Júnior (33) e Renato Lopes (21) também conquistaram medalhas de prata e bronze, reforçando o desempenho da delegação.
A secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, celebrou as conquistas dos atletas de Abadiânia e destacou o impacto do programa “Construindo Campeões” no incentivo ao esporte. “É emocionante ver nossos atletas do Entorno brilhando em competições internacionais. Isso reforça a força e o potencial esportivo da região, especialmente nas artes marciais”, declarou Fleury.
Da preparação à vitória
Denir revelou que os treinos começaram no início do ano e incluíram uma experiência internacional em março, quando ele esteve no Japão para treinar com os melhores karatecas do mundo. “Fiquei 20 dias treinando no Japão e me preparei bem para disputar o Campeonato Continental em agosto. Eu, meu filho, minha filha e meu sobrinho conquistamos quatro medalhas lá. Foi uma etapa importante para chegarmos ao Mundial com força total”, explicou.
Com treinos diários, a rotina envolveu musculação, atividades aeróbicas e prática intensiva das técnicas de karatê, como o Kata e o Kumitê. Essa dedicação garantiu à equipe um desempenho de alto nível no Mundial, mesmo diante de adversários fortes e desafios logísticos.
Fotos: Arquivo Pessoal
Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás