Distrito Federal

Outubro Rosa: Cesmu inicia ações com foco no público feminino

O Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu) iniciou, nesta terça-feira (8), uma série de atividades em comemoração ao Outubro Rosa. Os eventos são promovidos no Sindicato dos Bancários, na Asa Sul, e vão totalizar sete encontros. Fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF), por meio do Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CrisDown), e a Secretaria da Mulher (SMDF), a iniciativa tem o intuito de promover conscientização e cuidado com a saúde feminina.

Antônia Alexandrino levou o filho Carlos Alexandre, que já frequenta o CrisDown: “Está sendo muito bom, porque nos faz sentir acolhidos, e é um incentivo para buscarmos esse cuidado” | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde

Na abertura do evento, houve palestras sobre os temas vulvovaginites, alimentação saudável, direitos sociais, benefícios socioassistenciais e violência doméstica e familiar. As participantes também puderam desfrutar de um café da manhã ao som de dueto da banda de música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), em um ambiente acolhedor e interativo.

Autocuidado

A nutricionista do Cesmu, Eloah Rios, enfatizou que a ação conjunta tem como objetivo oferecer um momento de autocuidado para as mulheres. “Principalmente aquelas que frequentemente abrem mão de cuidar de si mesmas em favor dos pacientes com síndrome de Down”, apontou. “Durante esses sete encontros, queremos lembrá-las da importância de se cuidarem, para que possam continuar cuidando bem de quem depende delas”.

Entre as participantes estava Antônia Alexandrino, 48, mãe de Carlos Alexandre, 6, que é paciente do CrisDown desde os cinco meses de idade. “Está sendo muito bom, porque nos faz sentir acolhidos, e é um incentivo para buscarmos esse cuidado”, relatou. “Já participei das palestras e da consulta e fui muito bem-recebida. A Secretaria de Saúde está fazendo um ótimo trabalho”.

Com mais de 200 vagas preenchidas, a ação oferecerá consultas ginecológicas a mães e cuidadoras dos pacientes do CrisDown, além de mulheres que sofreram algum tipo de violência e foram encaminhadas pela Secretaria da Mulher. Ao longo dos sete encontros, também estarão disponíveis práticas integrativas em saúde (PIS) e uma variedade de palestras a serem realizadas no Teatro dos Bancários.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Agencia Brasilia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo