Opinião

Nespresso e Natura Ekos se unem em projeto inédito e transformam cápsulas de café recicladas em embalagens cosméticas sustentáveis

Brasília, 17 de outubro de 2024 – A Nespresso, pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, e a Natura Ekos, marca da Natura reconhecida pelo uso de bioingredientesamazônicos e compromisso com a floresta em pé, se unem em parceria inédita: agora, as bisnagas das polpas hidratantes para as mãos Ekos Castanha, best-seller da marca, terão alumínio proveniente das cápsulas recicladas de Nespressoem sua composição.  

O primeiro lote do produto estará disponível nas lojas próprias da Natura a partir de 28 de outubro, no Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio. As bisnagas passam a ser 100% de alumínio reciclado, sendo 10% desse volume oriundo das cápsulas Nespresso, o que representa um reaproveitamento de mais de duas toneladas de cápsulas ao ano. Empresas B certificadas, Nespresso e Natura estão comprometidas com a expansão da parceria, tendo como objetivo aumentar não apenas a porcentagem de alumínio proveniente das cápsulas na composição das embalagens, mas também o portfólio de embalagens de produtos Ekos desenvolvidos a partir de cápsulas Nespresso.  

“Na Nespresso, acreditamos no café como uma força para o bem e que nenhum recurso deve ser desperdiçado, do campo até a reciclagem. Nossas cápsulas já são compostas por 80% alumínio reciclado e oferecemos aos nossos consumidores ao menos uma forma de reciclá-las. Estamos sempre buscando novas maneiras de contribuir para uma cadeia que respeite ainda mais o meio ambiente e as comunidades. Quando nos unimos à Natura, mostramos como a criatividade e inovação, aliadas a propósitos sólidos, transformam desafios socioambientais em oportunidades para gerar impacto positivo”,afirma Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil.  

De acordo com Tatiana Ponce, CMO da Natura, a cooperação entre as duas companhias representa um movimento importante em direção à circularidade e ao fomento da regeneração do planeta, além de estar em linha com histórico de sustentabilidade de Natura Ekos. Há quase 25 anos, a linha atua em prol da conservação da Amazônia e da valorização das comunidades da floresta. “Diante do atual cenário de emergência climática, precisamos nos unir para criar soluções regenerativas e inovadoras para desafios socioambientais, visando uma relação mais harmoniosa entre as pessoas e a natureza. Afinal, como empresas, podemos gerar mudanças positivas em larga escala. Ao atuarmos em parceria, os resultados podem ser ainda mais amplos e benéficos”, explica. 

 
Projeto completo em circularidade 

Além da utilização de cápsulas recicladas nas embalagens, a parceria também abre as portas das 34 boutiques Nespresso em todo Brasil para a coleta e destinação adequadas dos produtos Natura Ekos que utilizam embalagens de alumínio. 

“Também já estamos trabalhando para que os mais de 400 pontos de coleta Nespresso no país tenham capacidade de receber e dar uma segunda vida aos produtos das duas marcas”, conta Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil.  

Tanto as bisnagas quanto as cápsulas coletadas serão enviadas para o Centro de Reciclagem da Nespresso, no município de Osasco (SP). Nesse processo, a borra do café Nespresso é mecanicamente separada do alumínio e reaproveitada para a produção de compostos orgânicos por meio do projeto Nespresso Hortas, enquanto o alumínio volta para a cadeia siderúrgica e se transforma em novos objetos. 

Impulsionar e fortalecer uma economia regenerativa e circular é um propósito em comum entre as duas empresas. Na Natura, essa meta está presente em sua Visão 2030, chamada de Compromisso com a Vida. Até o fim da década, a companhia pretende tornar 100% de suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis — até então, esse objetivo foi alcançado em 86,2% do seu portfólio de produtos. Já a Nespresso tem como meta até 2030 alcançar 60% de taxa de reciclagem das suas cápsulas a nível global. A empresa está fortemente comprometida em gerar impacto positivo em toda a cadeia, atuando desde o campo, com seuPrograma Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, até o pós-consumo. 

 

Consumo consciente 

A parceria responde também a um perfil cada vez mais consciente de consumo, oferecendo produtos que entregam não apenas alta qualidade, mas também respeito pela natureza e comunidades. De acordo com o levantamento de 2023 realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% dos brasileiros adotam hábitos de consumo consciente e sustentável. Entre as práticas adotadas, estão separar o lixo para reciclagem e escolher empresas responsáveis. 

 

Sobre a Nestlé Nespresso S/A   
A Nestlé Nespresso S/A é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade. A empresa trabalha com mais de 157 mil agricultores em 18 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™, que visa incorporar práticas sustentáveis nas fazendas e paisagens ao redor. Lançado em 2003, em colaboração com a ONG Rainforest Alliance, o programa ajuda a melhorar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo um fornecimento sustentável de café de alta qualidade e melhorando os meios de subsistência dos agricultores e suas comunidades.   

Em 2022, a Nespresso obteve a certificação B Corp™ – juntando-se a um movimento internacional de mais de 9 mil empresas orientadas para o propósito que atendem aos altos padrões de responsabilidade social e ambiental e transparência da B Corp.   

Com sede em Vevey, Suíça, a Nespresso opera em 93 mercados e conta com 14 mil colaboradores. Em 2023, operou com uma rede de 791 Boutiques ao redor do mundo, além das vendas diretas via site, aplicativo, telefone e WhatsApp. Para mais informações, visite o site corporativo oficial www.nestle-nespresso.com.   

Sobre a Natura 
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny“, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram. 

João Costa

João Costa, jornalista e assessor de imprensa, é membro da Associação Paulista de Imprensa (API) e acumula diversas premiações no campo da comunicação. Entre seus reconhecimentos, destacam-se o Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, o Prêmio de Comunicação pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME) e o Prêmio Iberoamericano de Jornalismo. Além disso, recebeu uma referência em comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC), reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e uma menção honrosa do Lions Clube Internacional no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo