Opinião

Vivax TV, a democratização da televisão

Emissora criada há mais de um ano oferece programação pela banda KU, com emissão gratuita e multiplataforma

Monopólio e alta lucratividade têm sido, há anos, os pilares de sustentação das principais emissoras de televisão do País. Desta forma, para ter acesso a um conteúdo de qualidade, a população precisa pagar, mesmo para os chamados canais abertos que, em tese, deveriam ser gratuitos.

Com isso, boa parte da população brasileira não consegue ter acesso a diversos programas pelo alto custo para ter uma TV à cabo em casa, ou até mesmo, para custear o valor dos aplicativos que oferecem as programações das emissoras. 

Televisão gratuita e democrática já existe 

Em maio de 2023, um grupo de empresários brasileiros lançou a Vivax TV, criada, essencialmente, para levar a melhor programação, com a melhor qualidade para todos os brasileiros gratuitamente. 

O principal elemento da Vivax TV é a sua transmissão feita pela banda KU, uma faixa de frequência utilizada para a transmissão de dados via satélite, entre 10,7 GHz e 18 GHz. Ela é uma forma mais simples de comunicação, mais popular internacionalmente, por permitir que antenas menores que as parabólicas captem o sinal. Com isso, as antenas que recebem a banda KU são menores e feitas com um material mais simples, resultando em um equipamento mais barato.

“Por este sinal ser satelital, o Governo Federal fez uma grande campanha que se chama “Siga Antenado”, que distribui essas antenas KU, em kits parecidos com os de TV à cabo, para pessoas que participam de algumas políticas governamentais. Então, hoje, há milhões de pessoas com o direito a receber essa televisão de qualidade, com implementação gratuita, por parte de todos os governos municipais e estaduais. Há um ano, segundo dados do Governo, havia 2 milhões de antenas que recebiam este sinal, hoje, já são 10 milhões. E a previsão é virar o ano, com 15 milhões de antenas distribuídas”, comenta o Dr. Luciano Peres, advogado e CEO da Vivax TV.

Programas diversos além da televisão

A rede Vivax de Televisão, atualmente, já tem a sua emissão em 30 milhões de residências, porém, não é apenas desta forma que os telespectadores podem assistir à programação da emissora: além da TV, a Vivax é multiplataforma, permitindo que todo mundo assista aos programas a hora que puder e de onde quiser.

“Nós largamos na frente. Enquanto, era algo bastante desconhecido, a Vivax, no canal 334, pegou o início da rede. Começamos a fazer um paralelo para a divulgação do nosso sinal através dos nossos aplicativos para iOS e Android, transmitimos o nosso mesmo sinal que vai pela satelital através do novo site, começamos a fazer parcerias em todas as televisões digitais para baixarem o aplicativo da Vivax e nós, também, fomos para toda a rede de streaming. Com isso, chegamos a 30 milhões de casas. Nesse primeiro ano, enquanto está em andamento a regulamentação pelo Governo Federal, nosso trabalho foi fazer a rede criar um corpo em matéria de alcance. E, ainda neste ano, vamos entrar, também, na programação da Amazon”, ressalta Luciano.

Sendo assim, o objetivo da Vivax TV é, de forma pioneira, oferecer uma transmissão igual em todas as plataformas, permitindo que as pessoas assistam toda a programação do canal, seja pela TV, pelo Instagram, Facebook, YouTube, entre outras aplicações.

Nova programação

Luciano comentou que até setembro, a Vivax TV terá uma nova programação, com novos programas e com maior qualidade visual e digital

“Há cinco meses, estamos trazendo novos programas para despertar o interesse das pessoas. Somos bem assistidos nos EUA e, por isso, vamos colocar no ar um programa que mostrará como os brasileiros vivem lá, por exemplo. Além disso, teremos muita coisa de cultura, entretenimento, educação e bem-estar. Precisamos mostrar a realidade do mundo por meio de telejornais, mas, também, ajudar as pessoas a relaxarem em seu dia a dia. Queremos que as pessoas saibam o que está acontecendo no mundo, mas sem sensacionalismo”, explica o CEO da Vivax TV. 

Segundo Peres, o foco principal da rede neste momento não é ter alta lucratividade, mas sim conquistar o alcance e poder colocar a Vivax TV, gratuitamente, em todas as residências brasileiras. 

“Aqui nós queremos alimentar o corpo, o espírito, a alma e a saúde com uma boa programação. Isso quer dizer, falar de esporte à política, mas de uma maneira saudável, seguindo a premissa do nosso slogan que é ‘fazer o bem sem olhar a quem’”, finaliza Luciano Peres.

João Costa

João Costa, jornalista e assessor de imprensa, é membro da Associação Paulista de Imprensa (API) e acumula diversas premiações no campo da comunicação. Entre seus reconhecimentos, destacam-se o Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, o Prêmio de Comunicação pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME) e o Prêmio Iberoamericano de Jornalismo. Além disso, recebeu uma referência em comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC), reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e uma menção honrosa do Lions Clube Internacional no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo