Planaltina de Goiás é a primeira cidade do Entorno a participar do programa “Embaixadas de Portas Abertas”
Parceria entre SEDF-GO e Serinter leva alunos da rede pública à Embaixada da Malásia
Planaltina de Goiás foi a primeira cidade da Região Metropolitana do Entorno (RME) a integrar o programa “Embaixadas de Portas Abertas”, uma iniciativa inédita em Goiás, resultado da parceria entre a Secretaria do Entorno (SEDF-GO) e a Secretaria de Relações Institucionais do Distrito Federal (Serinter). Nesta sexta-feira (6), 29 estudantes do Colégio Estadual de Planaltina tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e as tradições da Malásia durante uma visita à Embaixada do país, em Brasília.
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, e o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Brito, estavam entre as autoridades presentes. Ambos destacaram a cooperação entre os governos de Goiás e do Distrito Federal, que tem possibilitado o intercâmbio de experiências.
“Hoje assinamos um Termo de Cooperação em atenção ao compromisso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com o Entorno. Ele nos orientou a cuidar do desenvolvimento regional, especialmente por meio da educação, que é um dos nossos pilares”, afirmou Caroline Fleury.
Os alunos foram recebidos pela embaixadora da Malásia no Brasil, Gloria Corina Anak Peter, e sua equipe, que proporcionaram uma imersão na cultura malaia, incluindo degustação de pratos típicos, exibição de vídeos e uma sessão de perguntas e respostas. Os estudantes também experimentaram trajes tradicionais da Malásia. “Foi uma alegria receber os alunos. Programas como esse estreitam os laços entre nossos países e nos permitem conhecer mais sobre os jovens brasileiros. Malásia e Brasil são amigos há 65 anos”, destacou a embaixadora.
A estudante Jennifer Beca, do 2º ano, ficou encantada: “A comida estava uma delícia, bem apimentada. A roupa é muito diferente e chique! Eu visitaria a Malásia, que tem uma cultura muito linda”, comentou.
Arthur Matos, do 3º ano, também aprovou a visita. “Eu só conhecia a Malásia pela internet e não esperava tanto acolhimento. Achei que seria um ambiente mais formal, mas foi muito acolhedor. Dá pra ver o amor que as pessoas têm pelo que fazem”, relatou.
O secretário Paco Britto destacou que a cooperação entre as Secretarias já havia começado com o programa “Embaixadores no Entorno”, que promove visitas de embaixadores à RME. Gloria Peter foi uma das participantes e demonstrou interesse em fortalecer os laços culturais, comprometendo-se a visitar escolas do Entorno no futuro.
Segundo a superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado, Paula Tredicci, todas escolas da RME devem ser contempladas com visitas a diferentes Embaixadas. “Este é um Programa contínuo, que faz parte da cooperação entre Goiás e DF. Ele ajuda os estudantes a se perceberem como protagonistas da própria vida, com a certeza de que podem ir além”, explicou.
Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás