Goiás

Mostra fotográfica no CCON traz passeio por Hebei

O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe a Mostra fotográfica Hebei e Goiás: 25 anos de Amizade, sediada em seu terceiro andar. A abertura oficial foi realizada na manhã desta terça-feira (10/09), com a presença de uma delegação da província chinesa, além de apresentações culturais.

Estão expostos 40 painéis que apresentam a força da economia, o patrimônio cultural, o respeito ao meio ambiente, a cultura, o desenvolvimento social, a saúde, entre outros itens que contribuem para criar um painel rico sobre Hebei, que possui mais de 74 milhões de habitantes.

A exposição fotográfica é uma promoção conjunta da Agência Brasil Central (ABC) e das Secretarias de Estado da Cultura, Esporte e Lazer e Retomada, juntamente com o grupo chinês de mídia Great Wall International Communication Center.

Para a abertura oficial, estiveram presentes 15 representantes de Hebei das áreas de publicidade, comunicação, ciência e tecnologia, além de atletas chineses. Para o presidente da ABC, Reginaldo Júnior, receber a exposição fotográfica é muito importante.

“A gente precisa enxergar além das fotos, entender os hábitos deles, o respeito que têm pelo passado e a determinação para cumprir metas e fazer com que o país se torne essa grande potência que hoje é a China”, afirmou, lembrando que esteve recentemente no país asiático.

Destacou ainda que a China é atualmente a maior potência comercial do mundo; e o Brasil e Goiás têm muito a aprender com os chineses.

O secretário da Retomada, César Moura, disse estar “empolgado” em receber, no espaço do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um pouco da história e da cultura chinesas, de forma a aumentar cada vez esse laço entre Goiás e Hebei.

“Temos um laço forte econômico e agora a gente, por meio da TV Brasil Central, vamos levar nossas notícias e nossa cultura (para a China) e fazer essa troca de conhecimentos”, destacou.

NEGÓCIOS GOIÁS – HEBEI

O secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna, lembrou que Hebei é uma província onde está construída a cidade mais moderna da China. Contou que o governador Ronaldo Caiado foi convidado para instalar no local um escritório de Goiás.

“Pretendemos que o governador volte lá, na feira de Langfang, para inaugurar o escritório e a gente possa aumentar os negócios”, disse Sant’Anna.

Sobre a visita da delegação da província de Hebei, o secretário ressaltou que o fato contribui para aumentar as relações do estado com a China, que é o destino de mais de 50% das exportações goianas.

O chefe de Gabinete de Assuntos Internacionais da Secretaria Geral de Governo, Giordano de Souza, disse que o trabalho de maior aproximação com Hebei começou com a visita do vice-governador Daniel Vilela ao país asiático, em julho de 2023.

Desde então, o contato foi intenso e as ideias foram fluindo, com a criação de vários espaços para a divulgação das coisas goianas para um público de 74 milhões de pessoas. Com a mostra fotográfica, acrescentou, os chineses trouxeram um pouco da história da província de Hebei para que goianos conhecerem.

A mostra fica alguns dias no Oscar Niemeyer e depois seguirá para a Vila Cultural Cora Coralina.

TROCA DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS

Após apresentação de vídeos sobre as potencialidades de Hebei, no CineX, foi assinado um memorando de cooperação e troca para produção de conteúdos audiovisuais entre a TV Brasil Central e a Great Wall Media Group.

A manhã contou ainda com apresentação de kung fu e outras manifestações culturais. O secretário de Esporte e Lazer, Hudson Guerra, declarou que a China também é referência mundial em esporte.

“Estamos discutindo uma parceria com o Governo da China para visitá-los e trazer para Goiás algumas atividades (esportivas), algumas estruturas, alguns mestres para podemos trabalhar mais em iniciação esportiva”, acrescentando que estamos entrando em um novo ciclo olímpico e Goiás também começa seu trabalho nesse setor.

Cora Coralina 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo