Obras na Epig: equipes preparam pavimentação da rotatória entre Octogonal e Sudoeste
O segundo trecho da Epig é um dos seis pontos da avenida que passam por uma completa transformação para dar mais fluidez ao trânsito e ampliar a mobilidade urbana. Ao todo, estão sendo investidos R$ 160 milhões pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A etapa prevê a implantação do corredor BRT (Bus Rapid Transit) e a construção de três viadutos.
“Os ônibus, de forma especial, voltarão a ter mais condições de circular melhor nessas vias por conta da execução desse raio de giro da rotatória”
Murilo Santos, engenheiro de obras
Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), os serviços de escavação e drenagem – etapas que antecedem o processo de pavimentação asfáltica – foram finalizados na área da rotatória que dará acesso ao Sudoeste e à Octogonal. A previsão é que, no início de setembro, a fase de pavimentação seja iniciada no balão.
“A rotatória vai servir de liberação de fluxo, porque a gente consegue tanto fazer a conexão da Octogonal quanto do Sudoeste junto à via do Terraço”, aponta o engenheiro de obras Murilo Santos, do consórcio responsável pelos trabalhos. “Os ônibus, de forma especial, voltarão a ter mais condições de circular melhor nessas vias por conta da execução desse raio de giro da rotatória.”
Do outro lado, na Epig, a construção dos viadutos segue em ritmo intenso. A previsão é que esse trecho esteja finalizado em fevereiro do ano que vem. “Estamos escavando e concretando a área”, aponta Murilo. “A próxima etapa de execução do viaduto são as vigas longarinas. Paralelamente a isso, também estamos executando a drenagem na parte interna do viaduto e a conexão que vai ser feita com a rede de energia elétrica existente”.
Serviço em etapas
As obras na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), via utilizada por aproximadamente 30 mil motoristas por dia, fazem parte do projeto Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão de faixas exclusivas para o BRT ligando o Sol Nascente ao Plano Piloto, bem como a Avenida Hélio Prates à Epig e à Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva à Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até a área central de Brasília.
Das seis etapas do conjunto de obras, o trecho 3 foi o primeiro a ser concluído. Trata-se do viaduto que faz a ligação da Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, com o Parque da Cidade – obra batizada com o nome do Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e inaugurada em outubro de 2023 com investimento de R$ 24,6 milhões.
Já o trecho 1, situado entre os viadutos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e do Setor Policial Sul, abrange implantação da pista do corredor exclusivo, construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
Localizado no intervalo entre o viaduto do Setor Policial Sul e a interseção entre Epig/Sudoeste/Parque da Cidade, o segundo trecho prevê a implantação do corredor exclusivo e a construção de três viadutos, além de instalação de ciclovias, serviços de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
A quarta etapa será executada no intervalo entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), onde haverá um corredor exclusivo, dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres. Também estão previstas ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
Agencia Brasilia