Opinião

Primeira empresa latina/Segunda empresa do mundo a ser certificada

● Natura se torna a primeira empresa da América Latina a alcançar a Certificação Platina de Integridade de Carbono pela VCMI, um marco significativo no setor de sustentabilidade.

● A Natura não só reduz suas próprias emissões, mas também investe em projetos que promovem a conservação da natureza e melhoram a vida de comunidades locais, sublinhando seu papel como líder em beleza sustentável e ética.

● A conquista da certificação fortalece o compromisso da Natura com a descarbonização e apoio à bioeconomia na Amazônia, beneficiando diretamente 10.191 famílias e preservando mais de 21 mil hectares de floresta.

● A Natura estabelece um precedente para outras empresas emergentes, demonstrando que certificações de alta integridade de carbono são viáveis e impactantes para diversos setores.

● A certificação Platina coincide com o lançamento da estratégia de transição climática da Natura, que visa atingir o Net Zero em alinhamento com a meta de 1,5°C do Acordo de Paris, validada pela Science Based Targets initiative (SBTi).

● O compromisso contínuo da Natura com a sustentabilidade é reforçado pela sua Visão 2030, que integra metas científicas e ações práticas para reduzir emissões e fomentar a conservação ambiental.

Q&A

O que é um VCM de alta integridade?

O Código de Reivindicações de Práticas do VCMI garante integridade do lado da demanda. Isso significa que as empresas usam créditos de carbono além – e não em vez de – descarbonização e fazem reivindicações credíveis.

Os Princípios de Carbono Central do ICVCM garantem a integridade do lado da oferta. Isso significa que os créditos de carbono representam reduções e remoções reais e verificadas de GEE, e aplicam salvaguardas ambientais e sociais robustas.

Não podemos ter VCMs sem integridade, correndo o risco de greenwashing. O mercado deve adotar as regras de ponta a ponta do VCMI e do ICVCM para integridade e resolver as falhas do passado.

João Costa

João Costa, jornalista e assessor de imprensa, é membro da Associação Paulista de Imprensa (API) e acumula diversas premiações no campo da comunicação. Entre seus reconhecimentos, destacam-se o Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, o Prêmio de Comunicação pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME) e o Prêmio Iberoamericano de Jornalismo. Além disso, recebeu uma referência em comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC), reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e uma menção honrosa do Lions Clube Internacional no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo