Goiás

Prazo para inscrição no Alfabetização e Família em 2024 termina em junho

Até agora, cinco cidades do Entorno estão no programa que pretende ampliar atendimento para até 6 mil estudantes em Goiás

Municípios da Região Metropolitana Entorno do Distrito Federal (RME) interessados em abrir turmas em 2024 pelo programa do Governo de Goiás *Alfabetização e Família* têm até o final deste mês para se inscrever. O programa – operacionalizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) – pretende ampliar o alcance em todo o estado, atendendo até 6 mil estudantes, a partir dos 15 anos de idade. As aulas ocorrem nos dias de semana, durante um período de quatro a seis meses.

Na região do Entorno, cinco cidades estão em diferentes fases de formação: Águas Lindas, Luziânia, Planaltina de Goiás, Formosa, Novo Gama. “Alfabetizar é o primeiro passo para dar dignidade à população. Não estou falando apenas de conseguir incluir essas pessoas no mercado de trabalho, mas deixar a vida mais operacional. Por exemplo, poder ver o preço dos produtos no mercado, saber pegar o ônibus correto. Todos precisam ter o direito à alfabetização”, afirmou Caroline Fleury, secretária titular da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO).

A secretária destacou a importância do programa ao dar uma oportunidade para quem não pôde cursar a escola por motivos diversos. “O interessante é que as aulas atendem também a área rural, democratizando o acesso à educação. Por isso, precisamos que as Prefeituras e entidades que trabalham na área social, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), igrejas, Organizações Não Governamentais (ONGs), por exemplo, procurem a Secretaria de Educação com as demandas”, disse.

De acordo com a Superintendência de Atenção Especializada da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc-GO, desde o início do ano, estão sendo atendidos 428 estudantes no Entorno. O município com mais atendimentos é Águas Lindas, com 342 estudantes. Em Formosa, 53 alunos passam por formação e, em Planaltina de Goiás, são 18 alunos na zona rural. No sistema prisional, Luziânia e Novo Gama possuem uma turma cada um, com 6 e 9 estudantes respectivamente.

As turmas são formadas de acordo com a necessidade de cada local. Assim que alfabetizado, o estudante é direcionado a uma turma regular de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem contatar o e-mail [email protected].

Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás

Foto: Seduc – Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo