Opinião

Natura reconhece Consultoras Destaques de 2023 e fala das ações da marca

Nos dias 18, 19 e 20 de junho a Natura proporcionou às suas Consultoras e Consultores de Beleza momentos inesquecíveis. Foram três dias de muitos encontros, eventos e conexão.  Na oportunidade, os participantes fizeram uma imersão no mundo das vendas, criação e sustentabilidade a partir de inúmeros painéis com temas diversos. O evento ocorreu no Tauá Resort & Convention Atibaia, no município de Atibaia (SP).

Das atividades

Os dias foram marcados pela visita das Consultoras e Consultores de Beleza a principal fábrica da Natura em Cajamar, região metropolitana de São Paulo. Na oportunidade, todos puderam conhecer toda a cadeia de produção, responsável pela geração dos produtos da marca, transitar por diferentes ambientes do espaço e vivenciar experiências únicas.

Os dias de reconhecimento das Consultoras de Beleza Destaques do ano de 2023, foram, sem dúvidas, constituídos de momentos fantásticos, como palestras, com direito a massagens, maquiagem, prêmios diversos dentre tantas outros e no final do dia a um maravilhoso jantar de boas-vindas. Foram momentos emocionantes e motivadores ter conhecido a história de superação de cada um (a) e, de que ainda há pessoas e empresas sérias que contribuem de verdade para que o Brasil dê certo

Do jantar e reconhecimento das Consultoras de Beleza

A noite de reconhecimento das Consultoras e Consultores de Beleza da “Natura” pelo desempenho nas vendas e pela contribuição com a linha Crer para Ver, foi marcada por muita emoção, glamour e requinte. Para começar a noite, todos foram recebidos com um jantar.  Tudo ocorreu na noite do dia (19/06), no Tauá Resort & Convention Atibaia (SP). Cada momento foi cuidadosamente preparado e carinhosamente pensado. As Consultoras e Consultores Destaques foram projetados a uma experiência única, foi muita emoção e celebração pela conquista de estar ali confraternizando e curtindo todas as conquistas adquiridas no ano de 2023.

Todas e todos com trajes de gala foram prestigiados com muita pompa e circunstância e, ouviram com muita atenção as palavras emocionadas da diretora de venda direta da Natura e da Avon, Cida Franco, do Vice-presidente de Negócios da Natura e Avon no Brasil, Agenor Leão e do Fundador da empresa, o Sr. Antônio Luiz da Cunha Seabra, que contagiou a todos e levou muitas Consultoras a chorarem copiosamente.

Crer para Ver

Outro compromisso da Natura está na linha “Crer para Ver” que é uma causa que virou produto, uma marca que nasceu da vontade da marca em melhorar a sociedade e contribuir com a formação educacional das Consultoras e Consultores de Beleza.

Atualmente, todo lucro obtido com as vendas dessa linha é destinado para projetos de educação através do Instituto Natura que se dedica em frentes as questões sociais, sendo de fundamental relevância para a qualidade de vida e a promoção da igualdade social no país.

O Instituto Natura, em parceria com empresas do setor da educação, oferece às Consultoras e Consultores de Beleza:

  • Conclusão do Ensino Médio;
  • Acesso ao Ensino Superior;
  • Língua portuguesa e matemática;
  • Letramento e educação financeira;
  • Letramento digital;
  • Letramento cidadão.
Agenor Leão, Vice-presidente de Negócios da Natura e Avon no Brasil

De acordo com Agenor Leão, Vice-presidente de Negócios da Natura e Avon no Brasil: “A empresa está oferecendo suporte social, médico e psicológico por meio de telemedicina e de sua Central Social para Consultoras de Beleza, parceiros e colaboradores. Além disso, tem prorrogado pagamentos de Consultoras ou perdoado dívidas em casos críticos, além de antecipar recebíveis de fornecedores locais. Haverá ainda a necessidade de reformar o Centro de Distribuição no município de Canoas. A empresa também já doou mais de 10 milhões em produtos de higiene pessoal à Defesa Civil e ao Unicef, além de água e apoio logístico.

Cida Franco, diretora de venda direta da Natura e da Avon

Cida Franco, diretora de venda direta da Natura e da Avon, ressaltou que: “A Natura sempre se preocupou com a segurança das suas Consultoras de Beleza, colaboradores, fornecedores e da sociedade civil como um todo. Pensando nisso desde o início da pandemia, em 2020, a Natura estruturou um protocolo de apoio para casos de calamidades, voltado ao bem-estar da sua rede de Consultoras de Beleza, colaboradores, fornecedores e da sociedade civil como um todo. Desde então, a empresa já acionou esta política mais de 20 vezes apenas para crises causadas pelas mudanças climáticas, sendo esta última, no Rio Grande do Sul, a mais abrangente. Ao longo dos anos, mais de 200 mil Consultoras de Beleza de todo o Brasil já receberam suporte da empresa”.

Cida Franco, diretora de venda direta da Natura e da Avon, destacou: “As ações vão desde o perdão das dívidas, auxílios dentre outros benefícios às suas milhares de consultoras”.

Ainda segundo ela: “Nos últimos quatro anos o protocolo de desastres causado por eventos climáticos foi ativado mais de 20 vezes, o que já beneficiou mais de 200 mil Consultoras de Beleza em todo o Brasil”.

Empreendedorismo, Sustentabilidade e Promoção social 

Perto de completar 55 anos, a Natura vem fazendo sólidos investimentos na capacitação das mulheres para que elas não somente passem a empreender ainda mais, como também ao mesmo tempo, adquiriram sentido de pertencimento, autoestima dentre tantos outros aspectos fundamentais na vida das mulheres, a fim de que estas não vivam em relações abusivas, saibam de seus potenciais e ocupem os espaços cujos quais elas sempre foram donas por direito.

Sobre o Emana Pay 

Emana Pay é uma Sociedade de Crédito Direto S.A. é uma instituição que faz parte do Grupo Natura &Co e tem como principal missão suprir as necessidades de soluções financeiras e de pagamentos das Consultoras do Grupo Natura &Co. Também é objetivo da instituição zelar pelo bem-estar financeiro das Consultoras de beleza, estimulando o uso consciente dos produtos e serviços, bem como promover a educação financeira.

Emana Pay melhorou significativamente as finanças das consultoras no 1T-24, trazendo uma fonte rentável de receita adicional aos cosméticos.

  • A plataforma assegurou quase 838.000 contas desde o seu lançamento.
  • KPIs operacionais continuam a mostrar que as consultoras de alta utilização apresentam aumento de 10% na produtividade combinado com redução de 30% na inadimplência.
  • Na rede de franquias, o &Co Pay foi integrado em 600 lojas (70% do total de Lojas Natura).

Histórias de superação das consultoras 

As Consultoras de Beleza fizeram questão de salientar dentre outras coisas, o quanto a Natura é relevante em suas vidas, no processo de independência financeira e empoderamento delas como mulheres, falaram dos desafios que elas enfrentam no dia a dia para serem consultoras bem-sucedidas e ao mesmo tempo cuidar da família.

“O trabalho com a Natura dá sentido a minha vida, por ser uma forma de eu empreender e levar bem-estar a minha família e às pessoas através dos produtos de altíssima qualidade da marca,” destacou, Francisdalva, consultora de beleza da Natura há mais de quatro anos.

Ainda segundo ela: “O dia a dia é bem desafiador, pois muitas das vezes, ela trabalha até de madrugada para preparar todos os kits com os produtos da Natura para a venda, mas é algo super super gratificante”.

Já para Jociane, Consultora de Beleza Natura: “Ter se tornado empreendedora foi algo libertador e maravilhoso”.

“Antes de ser Consultora da Natura, cheguei a trabalhar em um posto de gasolina, no qual eu era a única mulher, com isso, no meu entendimento, ser empresária através da Natura me possibilita ser eu em todos os aspectos, ter o sentimento de pertencimento, em falar que me sinto representada e empoderada”.

Dados do último balanço e de 2023

Natura &Co Consolidado 2023: Receita líquida consolidada 2023: R$ 26,7 bilhões (aumento de 3,5% em relação a 2022).

Natura &Co 1º TRI 2024: Receita líquida: R$ 6,1 bilhões (aumento de 1,1% em relação ao 1T-23 em moeda constante).

Natura &Co América Latina 1º TRI 2024: Receitas cresceram 3,1% em relação ao ano anterior em moeda constante.

Lojas próprias e franqueadas

Rede total de 896 lojas (115 próprias e 781 franqueadas) – segundo último balanço.

A Natura tem 1,8 milhão de consultoras no Brasil e 3,5 milhões na América Latina – dados oficiais de acordo com o último relatório anual divulgado.

Números de consultoras destaque por região

Cerca de 800 consultoras de Beleza Natura e Avon foram reconhecidas como destaques durante a Convenção.

Aproximadamente, 30% delas são da região Sudeste e outras 30% do Nordeste.

As regiões Sul e Norte têm cerca de 15% dos destaques cada. E a região Centro-Oeste com aproximadamente 10%.

 

João Costa

João Costa, jornalista e assessor de imprensa, é membro da Associação Paulista de Imprensa (API) e acumula diversas premiações no campo da comunicação. Entre seus reconhecimentos, destacam-se o Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, o Prêmio de Comunicação pela Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME) e o Prêmio Iberoamericano de Jornalismo. Além disso, recebeu uma referência em comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC), reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e uma menção honrosa do Lions Clube Internacional no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo