O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso), unidade do Governo de Goiás sob a gestão do Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE), realizou nesta quarta-feira (19/07) sua quarta captação de órgãos do ano, beneficiando até sete pessoas na fila de transplantes.
O Herso, mais uma vez, contou com o altruísmo de uma família que autorizou a doação de órgãos. Com o apoio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), foi realizado o transporte de um coração e pulmões para o estado de São Paulo. Além disso, uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás realizou o transporte de outros órgãos até Goiânia.
Um fígado, dois rins e duas córneas foram destinados a pacientes de Goiás que aguardavam na fila de transplantes e apresentaram compatibilidade para a doação.
A operação envolveu cerca de 30 profissionais, incluindo colaboradores do Herso, da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog).
A retirada dos órgãos destinados a pacientes goianos foi realizada por essas equipes, enquanto a captação do coração e dos pulmões foi conduzida por uma equipe de São Paulo, com o acompanhamento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Herso.
A equipe do Herso recebe treinamento constante sobre os protocolos de morte encefálica, além de instruções sobre o cuidado e a humanização na abordagem e entrevista familiar, promovendo acolhimento e conscientização.
Agência Cora Coralina