Hotéis Quality e Comfort São Caetano são referências no atendimento acessível para pessoas com PcD e mobilidade reduzida
Regina Vianna com 29 anos de expertise no segmento hoteleiro, é gerente geral dos hotéis Quality e Comfort São Caetano do Sul. Bandeiras administradas pela Atlantica Hospitality International
Tendo em vista a relevância do tema acessibilidade, que eu entrevistei, com exclusividade, a gerente geral dos hotéis Quality e Comfort, para saber dos investimentos das unidades neste sentido.
Qual a importância da acessibilidade para pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida na hotelaria?
R: Estamos empenhados no propósito da Atlantica que é “cuidar de cada um que confia na gente”, junto ao momento de transformação organizacional, propondo a equidade e a adição de valores nas relações com nossos hóspedes, colaboradores e investidores. Nós acreditamos que promovendo o respeito ao próximo e suas diferenças seremos capazes de proporcionar uma hospitalidade inclusiva, igualitária e diversa.
Desde quando vocês oferecem hospedagem adaptada e quais são as perspectivas futuras?
R: O Quality e Comfort Hotel São Caetano desde a sua inauguração em outubro de 2016, conta com apartamentos acessíveis em atendimento à Lei da Acessibilidade Nº 10.098 de 19/12/2000, e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Nº 13.146, de 06/07/2015.
– Como recebemos uma grande quantidade de hóspedes portadores de necessidades especiais, temos cada vez mais investido na estrutura e capacitação dos nossos colaboradores.
O que a acessibilidade proporciona ao hóspede PcD na rede Quality e Comfort?
R: Proporcionam bem-estar, facilidades e conforto. Ambos os hotéis oferecem apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais e/ou mobilidade reduzida. No Quality essa acomodação possui 2 quartos conectantes – sendo um quarto com cama de casal e outro com duas camas de solteiro, e podem ser utilizados de forma conjugada ou independente. Além das acomodações PcD, há banheiros adaptados no lobby dos hotéis, há balcões rebaixados em ambas recepções e nas saídas de emergência, há recuo para cadeirantes.
– O lobby recebeu piso tátil para a acessibilidade dos deficientes visuais, e os elevadores possuem sinalização em braile nas botoeiras, assim como ao entrar ou sair da cabine dos elevadores. Os corrimãos das escadas de emergência possuem sinalização dos andares em braile, assim como sinalização de alerta no fim das escadarias. Cães guias são muito bem vindos.
Qual o diferencial do trabalho de vocês quando o assunto são as acomodações e atendimento em geral?
R: A localização do Quality e Comfort Hotel é um grande diferencial. Os hotéis estão localizados em frente ao Park Shopping São Caetano, dentro do Espaço Cerâmica, um bairro planejado e sustentável em São Caetano do Sul/SP. O bairro foi projetado para a valorização do patrimônio histórico, com a reconstrução de equipamentos e painéis históricos, valorizando a história do local da cidade. O espaço conta com um projeto de acessibilidade que prioriza o pedestre, com conforto e segurança nas travessias construídas no mesmo nível da calçada.
– O Quality Hotel São Caetano possui 118 apartamentos, com metragens variando entre 25 m² e 40 m², todos equipados com cama king size ou duas camas twin. A categoria Business Class oferece como exclusividade a Cama dos Sonhos, que é preparada com enxoval diferenciado, e oferece uma vista panorâmica da cidade. Já no Comfort Hotel, são 180 apartamentos, distribuídos em 15 andares, com metragens que variam entre 21 m² e 30 m². Todos os quartos também contam com cama queen size ou duas camas twin. Dentre os serviços, o hóspede encontra em ambos hotéis, internet wi-fi, café da manhã completo e serviço de quarto 24 horas.
“Cuidar de cada um que confia na gente” é o nosso propósito. A Atlântica Hospitality International acredita em um futuro melhor para todos. Para isso, é necessário que as ações falem mais alto que as palavras. O Aja por um Mundo Melhor é reflexo disso, pois traduz nosso comprometimento em valorizar e cuidar das pessoas e do planeta.
Aja vem de agir:
+ Agir constantemente
+ Agir positivamente
+ Agir mais
– O Programa Aja é composto por 3 pilares e frentes de atuação: Aja pelo Planeta, Aja pelas Pessoas, e Aja pelos Nossos Valores. Nosso movimento está sempre evoluindo, pois é um processo. É coletivo. Cada um é uma peça do todo, e o todo é feito pelas atitudes de cada um. Portanto, cada gesto conta e faz muita diferença.
Atualmente vocês têm quantas acomodações adaptadas?
R: Em atendimento à legislação vigente, o Quality Hotel conta com 6 acomodações, enquanto que o Comfort Hotel conta com 9 acomodações.
Qual o número de pessoas com deficiência que se hospedam nas redes Quality e Comfort mensal e anualmente?
R: No Comfort, em 2023 recebemos cerca de 9.000 hóspedes portadores de necessidades especiais, com média/mês de 500 a 600 hóspedes. Já no Quality recebemos neste ano em torno de 1.864 hóspedes.
Quais as redes sociais, site e contato para que as pessoas conheçam o trabalho de vocês?
R: Visite nossas páginas e entre em contato para maiores informações:
Comfort Hotel São Caetano
@comfortsaocaetano (Instagram)
11 2842-1710 – [email protected]
Quality Hotel São Caetano
@qualitysaocaetano (Instagram)
11 2842-1720 – [email protected]
WhatsApp: 11 98945-2769
Foto: divulgação