O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) inaugurou dois novos tomógrafos, em fevereiro, em um investimento de R$ 5,2 milhões. Um dos aparelhos foi adquirido com recursos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e o outro por meio de verba parlamentar recebida em dezembro do ano passado.
Com os novos equipamentos, o tempo de realização de cada exame foi otimizado e a dosagem da carga foi reduzida, garantindo mais segurança aos pacientes.
Cada tomógrafo tem capacidade de atender mais de 2,5 mil pacientes por mês, aumento significativo na capacidade de diagnóstico e na agilidade dos procedimentos médicos de urgência da unidade do Governo de Goiás.
Para se ter uma ideia, em 2023, foram realizados, em média, 5,4 mil exames de tomografia por mês, tanto de paciente adultos e quanto de pacientes pediátricos da unidade.
MAIS RAPIDEZ E QUALIDADE DE IMAGEM
Os novos equipamentos podem chegar até 160 canais, ou seja, são muito mais rápidos e com o dobro de qualidade de imagem.
“Quanto maior o número de canais, maior a rapidez na aquisição de imagens, maior a qualidade dos exames e menor a radiação para o paciente. Essa atualização significa não apenas uma melhoria na qualidade dos exames, mas também uma significativa redução no tempo de espera, refletindo nosso compromisso contínuo com a excelência no cuidado da saúde.”, explicou o diretor-geral da unidade, o médico Hélio Ponciano Trevenzol.
A tomografia computadorizada é fundamental na prática médica, desempenhando um papel crucial no diagnóstico, tratamento e monitoramento de uma ampla gama de condições médicas que chegam à unidade.
SAIBA MAIS
Hugol já atendeu mais de 170 vítimas de acidentes de trânsito
Cora Coralina