Por Joyce Fernandes (Dracma Assessoria e Treinamentos Especializados)
2024 não está sendo fácil para ninguém, inseguranças política, jurídica e econômica tendem atrapalhar os negócios. Mas, partindo do pressuposto que o país só anda depois do carnaval, vamos lá, mãos à obra! Que o ano comece e seja próspero, tornando cada desafio uma oportunidade, porque brasileiro que é brasileiro se reinventa e nunca perde a fé.
Por falar em desafio!
Visualizar o futuro se faz necessário. Diante das fases mais importantes como a escolha da profissão, o casamento ou ter filhos. São decisões complexas, difíceis e caras, que possuem relevantes efeitos não somente no presente como impactam o futuro, podendo render prazeres e sucessos, retornos emocionais, materiais e financeiros. Ou provocar estragos, insatisfações, insucessos e prejuízos.
Não é diferente no ambiente corporativo, o sucesso e a permanência de uma empresa estão lá na frente, no futuro. Para driblar as mutabilidades é necessário planejamento estratégico, visualizar o futuro para tomar decisões assertivas, analisar cenários e riscos, focar na melhor maneira de proteger o seu negócio e patrimônio.
Diariamente, numa velocidade absurda, surgem e desaparecem: mercados, consumidores, produtos, equipamentos, processos, tecnologia, concorrência, questões sociopolíticas e econômicas, leis e regulamentações, câmbio, juros e inflação. Tudo isso reflete nas questões tributárias, preço, qualidade e nas relações comerciais. Desafios diários, enfrentados por empresários e administradores.
Como prever o futuro?
- Predição – é a famosa bola de cristal. Essa “técnica”, não conhece o passado e nem o presente, nem pode interferir no futuro, apenas considera que o futuro deve ser diferente do passado. Cuidado, planejar é mais que isso, ninguém tem bola de cristal!
- Previsão – é o esforço de verificar com base nas probabilidades, quais serão os possíveis eventos futuros? Quais instrumentos disponíveis para essa medição?
- Projeção – considera que conhecendo o passado e presente, o futuro será mera consequência ou movimentos repetidos dos mesmos erros e acertos.
- Planejamento – é o conjunto de providências a serem tomadas, considerando que o futuro pode ser construído, diferente do passado. Que há meios de agir sobre fatores e variáveis, exercendo influência sobre eles, elaborando um bom plano de execução. Pressupõe o processo decisório (antes, durante e depois da sua implementação). Nasce de um modo de pensar sobre o que será feito, como, quando e onde, para quem e por quê? São as decisões do presente, tomadas a partir de uma análise de impactos no futuro. Nesse ponto específico, deve ser concentrada toda energia, portanto faça e refaça seu planejamento estratégico!
A todos, um ótimo ano e sucesso nos negócios. Agora vai, feliz 2024.
Instagram: joy.fernandes.joy