Goiás

Alunos da rede pública avançam na proficiência em Português e Matemática

Os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás 2023 (Saego 2023) apontam o crescimento em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática na rede pública estadual de ensino.

De acordo com os dados apresentados pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, no ensino fundamental, em Língua Portuguesa, os estudantes saltaram de 255,6 para 265,6, considerando o Saego 2022/2023. Em Matemática, o crescimento foi ainda maior, de 250,4 para 263. No ensino médio, em Português, os números foram de 267 para 278,2 e, em Matemática, de 265,3 para 276.

Além do crescimento em relação a 2022, os números do Saego 2023, divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sinalizam a recuperação da aprendizagem dos estudantes, impactada pela pandemia de Covid-19.

Fátima Gavioli ressalta que os avanços, que ocorreram em todas as regionais, provêm dos significativos investimentos do Governo de Goiás na Educação, que superam, de 2019 a 2023, R$ 6,4 bilhões.

“Não estamos dizendo que a rede não tem problema, ela tem. Ela é viva. Tudo que fazemos a gente pode melhorar. Os dados comprovam que o caminho percorrido está certo, com resultados de crescimento com equidade, na capital e interior, em todas as regionais de Educação do estado”, declarou a secretária, destacando todo o trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos.

Atualmente, as 1.004 escolas públicas estaduais atendem 458 mil estudantes no ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação especial.

INVESTIMENTOS

Para além da melhoria da infraestrutura das unidades escolares, com obras de construção, reforma e ampliação, e a aquisição de equipamentos e laboratórios, houve investimentos em mais tecnologia e em mais acesso à conectividade.

A mudança da sede da secretaria para prédio próprio é emblemática sobre o posicionamento da economicidade em favor de mais investimentos na própria rede estadual. A extinção do quinto turno, o chamado turno da fome, é exemplo da firmeza no enfrentamento dos problemas históricos da Educação.

A renovação da frota dos ônibus escolares, a otimização de rotas e acompanhamento do Transporte Escolar se inserem no viés da segurança dos estudantes. Assim como o aumento em percentual de 300% dos recursos do Tesouro Estadual destinados à merenda escolar foram instituídos para assegurar a segurança alimentar dos estudantes de toda a rede estadual.

cora coralina 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo