O teatro estudantil brasiliense está indo além das fronteiras do quadradinho. Na próxima sexta-feira, dia 27, a peça teatral “Pequeno Manual Antirracista”, de autoria dos alunos da Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia (EPAT), será prestigiada com a presença de alunos do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Uruaçu, localizado a cerca de 280km de Brasília.
A apresentação é promovida pelo FESTA – Festival Estudantil de Teatro Amador. Em sua 8ª edição na capital, a etapa dos espetáculos conta com a participação de 15 escolas da rede pública e particular do Distrito Federal, envolvendo alunos, professores, famílias e comunidade no cenário cultural da cidade. Para além das premiações para as peças e estudantes de maior destaque, o festival idealizado por Dill Diaz e Luanna Rocha busca conectar os saberes pedagógicos no despertar de jovens talentos artísticos da capital, promovendo a troca de experiências e novos laços de amizade.
Coordenados por Alana de Azevedo, atriz, diretora e professora de teatro da Escola Parque Anísio Teixeira, os alunos da EPAT Ceilândia protagonizam no palco uma problemática social presente no ambiente escolar: o racismo. Para ela, a cultura vai além da encenação nos palcos. “Por meio do teatro, nossa escola traz essa responsabilidade de fazer refletir e transformar, não só trazendo questionamentos, como também pensando em soluções, responsabilização e atuação pessoal e coletiva para mudar o ambiente em que vivemos”.
Eduardo Ricardo Vieira (17) vive mais de um personagem no espetáculo, que soma mais de 30 estudantes no elenco. Sobre a experiência, o jovem artista relata o impacto do teatro para conscientização e mudança na sociedade. “Nossa mensagem vem para romper com o silêncio. Se fala muito do machismo estrutural, mas às vezes se esquecem do racismo estrutural. E a peça levanta questões sobre nós mesmos e como, mesmo sem perceber, muitas vezes fazemos comentários racistas e que podem ofender outras pessoas. Nossa intenção é trazer reflexão e mudanças de comportamento”, reforça o jovem.
Conquistando o interesse da comunidade goiana, a iniciativa do intercâmbio cultural é de iniciativa das professoras Maria Aparecida e Suzana Aguiar, do IFG Câmpus Uruaçu, Goiás. A ação vem fortalecer o conhecimento acadêmico promovido pelas docentes, que se dedicam ao projeto de ensino sobre teatro do oprimido com estudantes do ensino médio técnico.
Sobre o FESTA
O Festival Estudantil de Teatro Amador promove a experiência artística alinhada com a atenção pedagógica, engajando comunidade escolar, alunos e famílias nas produções culturais da cidade, incentivando e premiando os trabalhos e jovens talentos de maior destaque.
Este ano, sob a temática “O agora é tudo o que temos”, participam das apresentações escolas de Sobradinho, Asa Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Asa Sul, Cruzeiro, Recanto das Emas, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia, com temáticas infantis e também problemáticas sociais, como violência, racismo e automutilação.
Serão avaliadas as melhores peças em 14 categorias, sendo: espetáculo, espetáculo (júri popular), direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, dramaturgia original, dramaturgia adaptada, trilha sonora, concepção visual, e os três grandes Destaque FESTA.
As apresentações do FESTA acontecem de 19 a 29 de outubro, no Teatro Sesc Paulo Autran, Teatro dos Bancários e Teatro Sesc Newton Rossi. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo Sympla https://linktr.ee/FESTA2023. Mais informações e programação completa estão disponíveis no perfil oficial do Instagram @vemprofesta. O Festival Estudantil de Teatro Amador é realizado pelo Grupo NADA de Cultura com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do Fundo de Apoio à Cultura.
Serviços
FESTA – Festival Estudantil de Teatro Amador 8ª edição
Datas | 19 a 29 de Outubro
Locais | Teatro Sesc Paulo Autran, Teatro dos Bancários e Teatro Sesc Newton Rossi
Horários | (Detalhados na Programação)
Ingressos | Entrada Franca | Retirada de Ingressos via Symplahttps://linktr.ee/FESTA2023
Programação completa e mais informações @vemprofesta
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Realização | Grupo NADA
Produção | Dois N Produções
Parceiro | Glow Produções
Apoio | Sesc Fecomércio Senac, Teatro dos Bancários, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.