A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) abriu as portas do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, em Goiânia, para a realização de uma grande gincana de férias. A unidade do governo estadual, que contempla as ações do Goiás Social, recebeu mais de 100 adolescentes em vulnerabilidade social em três dias de evento, de 11 a 13.
A gincana contou com atividades voltadas para a prática esportiva e teve participação gratuita e aberta à comunidade. O objetivo da ação, de acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, foi oferecer aos jovens uma opção de lazer e entretenimento seguro durante as férias escolares.
GINCANA DE FÉRIAS
“Eu digo sempre que o governo Caiado se preocupa com as pessoas em todos os momentos, inclusive durante as férias. Lugar de criança e adolescente não é na rua, é em ambiente seguro e acolhedor onde possa adquirir conhecimento e extravasar toda a energia”, afirmou.
Beneficiada com a ação, Nátali Rodrigues, de 14 anos, afirma que a gincana de férias proporcionou mais que momentos de descontração e alegria.
“Neste mês de julho não temos muito o que fazer. Inclusive, minha família se preocupa se eu ficar na rua, porque é perigoso, né? Mas, com essas atividades aqui, estamos todos em um lugar que é seguro, fazendo coisas saudáveis e ainda conhecendo novos amigos”, conta a adolescente.
TECENDO O FUTURO
O Centro da Juventude Tecendo o Futuro foi estruturado para contribuir para o desenvolvimento físico, mental e, principalmente, profissional de jovens vulneráveis. Inaugurado em junho de 2022, a unidade oferece cursos profissionalizantes e de idiomas, além de atividades esportivas e de lazer.
O Centro conta uma piscina semiolímpica para atividades aquáticas, quadra poliesportiva para aulas de vôlei, basquete, futsal, handebol, badminton e tênis de mesa, além de ambientes modernos para a prática de artes marciais, feitas em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e para aulas de música e dança, realizadas em conjunto com a Escola do Futuro em Artes Basileu França.
Todas essas atividades, oferecidas gratuitamente, fazem da unidade um dos melhores Centros da Juventude do Brasil.
“Não é simplesmente oferecer as atividades ao longo de todo o ano, mas proporcionar bem-estar a esses meninos e meninas e ajudá-los, após a conclusão dos cursos e capacitações, no ingresso ao mercado de trabalho”, ressalta Gracinha Caiado.
cora coralina