Fotos: Esplanada amanhece parcialmente fechada para veículos nesta 6ª
A Esplanada dos Ministérios, região central de Brasília, amanheceu parcialmente fechada para o trânsito de carros, nesta sexta-feira (30/6), devido à previsão de manifestações de profissionais da enfermagem na região próxima ao Congresso Nacional.
A categoria se reúne às 9h, na Praça dos Três Poderes, em defesa do piso salarial nacional. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem até esta sexta-feira (30/6) para concluir o julgamento sobre a constitucionalidade do pagamento da remuneração.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que a Via S1 — sentido Congresso Nacional — está fechada na altura do Palácio do Itamaraty. Na pista contrária (N1), o bloqueio começa na Via L4.
Trabalhadores que atuam na Esplanada precisam apresentar identificação, como crachá, para passar pelo bloqueio. O Congresso está com segurança reforçada e gradis ao redor do prédio. Ainda não há previsão de reabertura das vias.
Enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem deflagraram movimento de greve nacional na última quarta (28/6). No Distrito Federal, a paralisação ocorre até esta sexta-feira (30/6).
A decisão se deu após assembleia conjunta entre os sindicatos dos Enfermeiros (Sindenfermeiro-DF) e o dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF). Aproximadamente, 4 mil profissionais participaram.
O movimento é nacional. No entanto, as demais unidades da Federação adotaram diferentes critérios e períodos para a paralisação. Em outras partes do país, parteiras também aderiram à greve.
No caso do DF, os sindicatos recomendaram a manutenção do quantitativo mínimo de profissionais nas unidades de saúde, para atendimento de casos urgentes. Porém, serviços eletivos estão 100% suspensos.