GDF Presente recupera asfalto da Avenida Principal do Gama
Programa também atuou nesta semana na zona rural da cidade, recuperando trecho de 10 km da DF-475
Melhorias viárias marcaram a semana de trabalho do GDF Presente no Gama. O asfalto da Avenida Principal foi totalmente recuperado na altura da Quadra 2. Já na zona rural, a estrada que ladeia o cemitério da cidade passou por reforma. As duas obras foram concluídas na tarde dessa quinta-feira (11).
Mais conhecida como Avenida dos Bombeiros, a principal via da cidade tem um total de oito quilômetros de extensão, com quatro quilômetros em cada uma das pistas. “O tráfego por lá é intenso e o asfalto já estava todo craquelado. Corria o risco de abrir um buraco na próxima chuva”, conta o coordenador do Polo Sul II do GDF Presente, Carlos Alberto Alves.
O trabalho na avenida começou na terça-feira (9), com uma retroescavadeira retirando o asfalto danificado. “Jogamos BGS [brita graduada simples] na pista e fizemos a compactação”, explica Carlos Alberto. “Por fim, colocamos a massa asfáltica nova”. Cerca de cinco toneladas do material foram usadas para revestir a via.
De acordo com o diretor de Obras da Administração do Gama, Gustavo Mendes, 12 pessoas trabalharam na recuperação da Avenida dos Bombeiros – sete reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) fizeram parte da equipe. “Corrigimos todos os desnivelamentos do asfalto, nos dois sentidos da via”, garante Mendes.
A zona rural da cidade também recebeu atenção do GDF Presente. Um trecho de 10 km da DF-475, na lateral do Cemitério do Gama, passou por reforma. A pista foi nivelada com quatro caminhões de resto de composto de construção (RCC) e seis caminhões de asfalto fresado. Os dois materiais são usados para melhorar a trafegabilidade em vias não pavimentadas.
“Começamos o serviço na segunda (8), com o envolvimento de aproximadamente dez profissionais”, calcula Eryka Teixeira, coordenadora de Desenvolvimento da Área Rural da Administração do Gama. “Ao final dos trabalhos, percursos que eram feitos em 20 minutos passaram a ser feitos em oito”, completa.
Confira outras obras do GDF Presente: