Cavalhódromo de Pirenópolis vai receber R$ 30 milhões em investimentos
Anúncio do Governo do Estado foi feito durante a abertura oficial do evento na cidade neste domingo (28)
A abertura das Cavalhadas neste domingo (28), em Pirenópolis, atraiu muitos visitantes para uma das festas mais populares do Brasil, que tem mais de 200 anos de tradição e faz parte da festa do Divino Espírito Santo. A novidade este ano foi o retorno da festa para o Cavalhódromo do município, que estava interditado pelo Corpo de Bombeiros, conforme mostrou reportagem exibida nesta segunda-feira (29) no programa O Mundo em sua Casa.
Segundo a secretária de Estado de Cultura, Yara Nunes, o local recebeu investimentos do Governo Estadual para garantir a segurança do público. Na ocasião, foi anunciado que o Cavalhódromo vai receber R$ 30 milhões em investimentos de infraestrutura. “Todo esse espaço aqui vai passar por revitalização, então terá estruturas fixas que começarão a ser construídas ainda este ano”, informou.
Tradição
Nas Cavalhadas, os cavaleiros se vestem a caráter para a encenação teatral que conta a história das disputas entre mouros e cristãos na Península Ibérica. O rei cristão Adail Cardoso disse que a tradição tem 205 anos e o rei mouro Inácio Rossicler contou que participar do evento é uma tradição familiar que acontece em louvor ao Divino Espírito Santo.
Presente à abertura do evento, o governador Ronaldo Caiado explicou significado da encenação. Ele lembrou que, no final dos combates no campo de batalha que são vencidos pelos cavaleiros cristãos (de azul), os mouros (de vermelho) são batizados e convertidos à fé católica.
ABC Digital