Goiás

Willian Faleiro: conheça a história do vereador que iniciou na política aos 12 anos

Além de assessor parlamentar, o 1° secretário da Mesa Diretora já foi coordenador da Guarda Municipal e secretário de Habitação

Você sabia que todas as pessoas são políticas? Não é preciso criar um projeto de lei ou ser eleita presidente da república para ser considerada uma pessoa política. A política não acontece a cada 4 anos. Em situações simples como não jogar lixo na rua você está praticando política.

O caso do vereador Willian Faleiro é um ótimo exemplo para descrever esse tema. Com apenas 12 anos, juntamente do irmão, exigiu a construção do Skate Park de Novo Gama, com objetivo de garantir mais segurança às crianças do município.

Minha trajetória política começou quando um amigo nosso foi atropelado e tivemos a ideia de lutar por um Skate Park. Na época, soou como uma piada de mal gosto, ninguém acreditava. Foi o meu primeiro contato com a política. Dois anos depois estávamos inaugurando o Skate Park no Pedregal”, explicou.

Após a conquista, Faleiro sentiu um desejo de continuar ajudando os moradores da cidade. A trajetória é extensa. Antes de ser vereador também trabalhou como assessor parlamentar, coordenador da Guarda Municipal e coordenador de algumas campanhas – incluindo a do prefeito Carlinhos do Mangão, como deputado, em 2018 – e secretário de Habitação da atual gestão.

“Dois anos depois vem o desafio da gente lançar o nome, ver o peso da história e daquilo que a gente construiu ao longo dos anos; e a vontade também, como sou morador daqui, de querer fazer o melhor pelo meu município”, se emocionou o parlamentar.

Questionado sobre o desempenho do executivo, o vereador não poupou elogios ao gestor municipal e a equipe que tem dado suporte às obras realizadas até o momento; e explicou, ainda, a importância da boa relação entre os poderes.

“Primeiramente, como morador, tenho que parabenizar. Depois, como vereador, acho que o Carlinhos do Mangão veio para mudar a história da política dentro do município, num momento em que a população estava desacreditada. Tem sido um governo de grandes marcos!”.

Além de desejar uma aproximação da população com a Câmara de Vereadores, Willian Faleiro desabafou sobre os desafios de ser vereador e reconhecido como a voz do povo e o representante da população.

Às vezes precisamos defender projetos polêmicos aqui para que uma categoria se desenvolva. Sofre-se uma pressão de uma determinada categoria. Então, precisamos entender que estamos aqui não para o bem particular, e sim para o bem coletivo. Eu tenho uma ideia muito fixa de que toda vez que eu vou votar um projeto eu tenho que votar pelo bem coletivo, não por um bem específico e nem para um bem próprio”.

O 1° secretário da Mesa Diretora também foi responsável por diversas emendas destinadas às áreas de saúde e educação no município. A parceria entre os poderes municipais, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional tem sido uma vitória para Novo Gama e Faleiro reconhece isso.

“Nós não podemos deixar de lembrar que em gestões passadas o município nem receber emenda podia. Então o Carlinhos ajustou as contas, está fazendo muita obra com dinheiro municipal e não para de chegar recursos tanto estadual quanto federal. Agora mesmo nós fizemos duas deputadas federais, um deputado estadual e um governador. Eu sempre falo que ninguém é nada sozinho, a vida é feita de parcerias”.

Para finalizar, o vereador explica porque reconhece tanto o desempenho da atual gestão. As pessoas falam: mas você fala tão bem do poder executivo, sendo que você é do poder legislativo. É porque eu torço para que as coisas deem certo. Acima de ser vereador, eu sou cidadão. Talvez daqui há quatro anos eu não seja vereador, mas eu vou continuar a morar aqui; minha filha vai continuar frequentando as escolas daqui. Então, mais do que nunca, eu desejo que o município cresça, desenvolva e prospere”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo