Agronegócio

Gripe aviária aparece em várias Províncias argentinas

Até o momento, casos da gripe aviária já foram detectados em oito Províncias da Argentina. Ao todo, são 20 notificações positivas para doença neste ano.

A Província com mais transmissões confirmadas da gripe aviária é Córdoba, com nove aves contaminadas. Na sequência estão Buenos Aires (4), Santa Fé (2), além de Jujuy, Neuquén, Río Negro, San Luis e Salta, com um caso cada uma.

O governo do país anunciou o primeiro animal selvagem encontrado com a doença em 17 de fevereiro, em Jujuy. A Província fica na região noroeste e faz divisa com Bolívia e Chile. Desse ponto em diante, as notificações começaram a aparecer rumo ao sul, até chegar à última, no dia 26, na Província de Buenos Aires. Em meio às novas aves doentes, também se encontram espécimes domésticos — como galinhas.

A doença não tem cura, por isso preocupa as autoridades locais. Assim, a contenção envolve o abate das aves contaminadas e daquelas que tiveram contato com o animal doente.

Para tentar mitigar da gripe aviária, o governo da argentina deu início a uma série de medidas. Entre elas, foram suspensas, por exemplo, as feiras para exposição desse tipo de animal. De modo geral, o governo proibiu atividades que envolvam a concentração de aves — mas as medidas não se aplicam à indústria da produção de alimentos, como frangos e ovos.

Via: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo