Cursos, blitze e palestras reforçam uso e respeito às faixas de pedestres
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) elaborou um plano de trabalho para incentivar o uso e o respeito às faixas de pedestres. As sinalizações que foram criadas em 1997, logo depois da aprovação do novo Código de Trânsito Brasileiro, são consideradas um orgulho para os brasilienses. Desde então, para atravessar de forma segura, basta ao pedestre levantar uma das mãos e dar o conhecido “sinal de vida”, solicitando que os carros parem.
Passados 25 anos, o Detran está desenvolvendo diversas ações para que a cultura de respeito e uso correto das faixas se mantenham vivos na cidade. “Escolhemos como prioridade nesta ação as faixas situadas em frente às escolas, aos hospitais e às rodoviárias, locais de grande circulação de veículos”, explicou Glauber Peixoto, porta-voz do Detran. De toda forma, toda a sinalização horizontal e semafórica da cidade está sendo revista.
Apesar de alguns infratores desrespeitarem a sinalização vertical, o brasiliense ainda se orgulha dela, como é o caso de Ruth de Jesus, 29 anos, que comentou sobre o equipamento ao atravessar a faixa localizada em frente à Escola Parque 308 Sul. Acho importante que as faixas estejam visíveis e bem sinalizadas, porque são fundamentais para o deslocamento das pessoas, principalmente daquelas que têm dificuldade de locomoção. Até para os animais são importantes”, destacou.