Prefeitura de Novo Gama realiza 4° etapa da cirurgia de Catarata
Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Novo Gama, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa do Mutirão de Cirurgia de Catarata e Pterígio no município. Até o momento, 530 pacientes realizaram a cirurgia e 300 passaram pela triagem e aguardam na fila de espera.
De acordo com o secretário de saúde, Júlio Campos, a iniciativa tem ajudado muitos moradores da região e a expectativa é que sejam realizadas, até o fim do projeto, 1.000 cirurgias.
“O valor de uma cirurgia como essa varia muito, depende da clínica. Uma paciente relatou que uma clínica chegou a cobrar 30 mil reais. Já totalizamos mais de 500 pacientes operados. É um projeto que tem sido muito relevante para a população e todos estão muito felizes por ter realizado a cirurgia de catarata, então ficamos muito agradecidos. Vamos seguindo e, aos poucos, avançando”.
Para a moradora do bairro Lunabel, Alice da Silva, o processo para marcar a consulta foi prático, e o projeto é uma oportunidade para as pessoas que não possuem condições financeiras de pagar pela cirurgia.
“Agendei na secretaria de Saúde e trouxe minha mãe para a consulta. Fiz orçamento no particular e deu 20 mil reais. Não tinha condição, então fui no posto do Lunabel, consegui o encaminhamento e vim realizar a triagem. Estou achando maravilhosa a oportunidade. Só o fato de minha mãe passar no médico e recuperar a visão, vai ser um milagre, porque o que eu mais quero é que ela volte a enxergar direito”.
Estiveram presentes no local, o prefeito Carlinhos do Mangão, Subsecretário da pasta, Walter Rodrigues e vereadores Zé Lopes, Júlio César, Charles Oceano e Paulo Jordão.