Exportações de café solúvel têm receita recorde
O agronegócio do Brasil bateu recorde de faturamento com a exportações de café solúvel em 2022. Os embarques a outros países rederam cerca de US$ 700 milhões.
A cifra representa um acréscimo de 25% sobre o ano anterior. A marca aparece em um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics). Os dados foram divulgados pela instituição nesta quarta-feira, 25.
Para o resultado, a valorização do produto teve papel fundamental. Apesar do aumento no faturamento, a quantidade embarcada em 2022 caiu 9%, em comparação a 2021.
Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics, atribuiu a redução do embarques ao cenário econômico mundial. Ele cita o aumento nos preços, as dificuldades de logística e a invasão russa do território ucraniano.
“O recuo registrado no volume reflete o cenário econômico mundial, afetado pela pandemia da covid-19, os gargalos e os altos custos logísticos, os elevados preços da matéria-prima no Brasil, além dos impactos causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia”, comenta.
De acordo com Lima, os preços do café no Brasil descolaram drasticamente acima das cotações globais. Desse modo, o cenário gerou oportunidades comerciais para que países concorrentes ocupassem os espaços deixados pelas indústrias brasileiras.
“Clientes perdidos nessas condições impõem perdas difíceis de serem revertidas, prejudicando tanto a indústria, quanto os produtores brasileiros”, alerta Lima.
Via: Revista Oeste