Religião

Bipolaridade: uma visão psíquica e bíblica

Hoje, gostaria de falar sobre bipolaridade, pois talvez dentro do nosso convívio, possamos nos deparar com pessoas próximas que podem estar passando por uma situação assim. Todos nós temos emoções; todos nós temos oscilações de emoções. Em um determinado dia, estamos bem, no outro, nem tanto. Isso pode funcionar dentro de um círculo de normalidade. No entanto, quando as oscilações tornam-se extremas, por meio dessas bruscas mudanças de humor, pode ser um possível quadro de transtorno bipolar.

A Doença Bipolar, tradicionalmente designada como Doença Maníaco-Depressiva, é uma condição psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e mania. Qualquer um dos dois tipos de crise pode predominar na mesma pessoa, sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves. As viragens do humor, em um sentido ou noutro, têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda significativa da saúde e da autonomia da personalidade.

Foto: Adriano Regis

O diagnóstico médico facilita o seu reconhecimento pelos próprios (que a sofrem) e pelos outros, possibilitando uma maior ajuda a muitas pessoas que carecem de um tratamento médico adequado e de uma solidária compreensão humana.

A Bíblia nos dá sabedoria para nos guiar em todas as situações. Mesmo em tudo aquilo que a vida nos oferece – saúde, pobreza, inaptidão médica, diagnóstico psiquiátrico – a sabedoria da Bíblia é sempre rica e relevante para nós. Não podemos demonizar as coisas prejudicando um tratamento médico adequado; precisamos aprender a distinguir os problemas físicos dos problemas espirituais. A falta de cuidado pode causar problemas profissionais, familiares e relacionamentos interpessoais, etc. Por isso, cuide-se e procure ajuda!

 

Fonte: Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares com adaptações de Adriano Regis .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo